Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba realiza mais um lançamento coletivo

Edufba realiza mais um lançamento coletivo

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) convida para o seu quarto lançamento coletivo de 2014. O evento acontece no dia 19 de agosto, terça-feira, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, Salvador, com entrada franca. Na ocasião, 11 livros de diversas áreas do conhecimento serão apresentados ao público, que poderá adquiri-los a um preço promocional.

Serviço:

O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – agosto de 2014

Quando: 19 de agosto, terça-feira, das 17h às 20h30.

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina, UFBA – Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina – Salvador, Bahia)

Quanto: gratuito

A realização dos lançamentos coletivos da Edufba é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica. Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo Edufba – agosto de 2014

terça-feira, 19 Agosto, 2014 - 17:00

A conservação e a restauração de documentos na era pós-custodial

Organizador(a):

A necessidade de salvar rapidamente milhares de livros, manuscritos e obras de arte reuniu peritos em restauração do mundo inteiro. Desses encontros resultaram novas tecnologias de conservação e restauração de documentos, além de desencadear uma nova filosofia e política de preservação de bens culturais. A conservação e a restauração de documentos na era pós-custodial é direcionado para os profissionais da informação e documentação, especialmente os das instituições culturais e patrimoniais. A obra é um guia que orienta as atividades de preservação dos acervos documentais.

Apreciação musical expressiva

Organizador(a):

Na obra Apreciação musical expressiva, Zuraida Abud Bastião aproxima-nos do cotidiano do professor de música e oferece uma proposta pedagógica para os docentes, mostrando a importância de promover atividades musicais expressivas. Portanto, a obra pode ser recomendada para educadores musicais e a todos que têm interesse pelo conhecimento da música.

Conhecimento, inovação e comunicação em serviços de saúde

A presente obra busca informar o público no que diz respeito a adoção e assimilação de tecnologias de gerenciamento avançado de produção, de circulação e de acesso a informações gerenciais nos serviços de atenção à saúde. Prefaciada por Carlos Augusto Grabois Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, a obra é organizada em três eixos temáticos.

Estância Hidromineral de Cipó

Estância Hidromineral de Cipó é baseado na dissertação de mestrado do autor, hoje pesquisador e docente da Faculdade de Arquitetura da UFBA, e tem como objeto central de estudo as propostas e intervenções na cidade de Cipó, dentro das motivações de construção de cidades balneárias, entre os anos 1930 e 1940. Financiado pelo Fundo de Cultura IPAC/SECULT, o livro é uma contribuição à história das cidades baianas e uma busca no levantamento histórico sobre urbanismo praticado no interior, tema que sempre ficou em segundo plano entre muitos pesquisadores.

Metrópoles na Atualidade Brasileira: transformações, tensões e desafios na Região Metropolitana de Salvador 1ª Ed.

Metrópoles na Atualidade Brasileira resulta do avanço coletivo de investigações  na linha dos estudos urbanos por um grupo de pesquisadores baianos, associado à rede nacional do Observatório das Metrópoles, agregando posteriormente colaboradores de outras instituições universitárias da Bahia. Trata-se de um livro que interessa não apenas a um público especializado, mas a todos os que se preocupam com as condições e os rumos das nossas grandes cidades.

O poder e o conhecimento: Introdução ao pensamento de Michel Foucault

O poder e o conhecimento: Introdução ao pensamento de Michel Foucault é uma obra indicada a todos que buscam compreender tanto o pensamento Foucaultiano como a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Além de conhecer um pouco sobre a trajetória desse brilhante pensador.

Temas Essenciais na Educação Infantil

Resultante de uma pesquisa realizada no período de 1990 até o ano de 2003, a presente obra visa desenvolver estudos específicos e abordar diferentes aspectos sobre a Educação Infantil, etapa escolar que atende às crianças de0 a6 anos. O livro faz uma reflexão sobre a área de conhecimento da Educação Infantil, abordando a sua problematização, e a importância da arte contemporânea e da literatura/ilustração infantil na formação dos futuros leitores.

Teorias da Comunicação no Brasil – reflexões contemporâneas

Teorias da Comunicação no Brasil: reflexões contemporâneas é uma coletânea que reúne artigos e pequenos ensaios de acadêmicos de destaque na área das Ciências Sociais Aplicadas no Brasil. A obra analisa o estado-da-arte dos estudos comunicacionais no Brasil. As Teorias da Comunicação são abordadas pelo diálogo com a propaganda, estética, privilegiando suas dimensões éticas, que são relacionadas na escolha de seus objetos e métodos.