Início / Novidades / Noticias / Edufba entrevista Edward Macrae no Espaço do Autor do mês setembro

Edufba entrevista Edward Macrae no Espaço do Autor do mês setembro

A Edufba entrevistou Edward Macrae, no Espaço do Autor do mês de setembro. Ele escreveu a obra "A Construção da Igualdade".

Macrae nasceu em São Paulo. Em 1960, foi estudar na Inglaterra. Ingressou na University Of Sussex, onde concluiu o bacharelado em Social Psychology, em 1968. Em 1971, obteve o título de mestre em Sociology Of Latin America, na University of Essex. De volta ao Brasil, em 1976, doutorou-se em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese "O Militante Homossexual no Brasil da Abertura", uma densa etnografia a respeito dos movimentos sociais GLS na década de 70, defendida em 1986. Atualmente, é professor associado ao Departamento de Antropologia e Etnologia, e é pesquisador associado ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), ambos da UFBA, onde ministra disciplinas em cursos de pós-graduação em torno de temas relacionados à socioantropologia das drogas. É autor de mais de 40 artigos e livros sobre temas como sexualidade, movimentos sociais, o uso socialmente integrado de substâncias psicoativas, redução de danos associados ao uso de drogas, entre outros assuntos.

Em entrevista, o autor contou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Depois relatou uma experiência marcante vivida por ele durante a construção da obra. Opinou, ainda, sobre os movimentos homossexuais e, em seguida, sobre a repressão que esses movimentos ainda sofrem. Por fim, comentou como o livro "A Construção da Igualdade" pode contribuir para os estudos das Ciências Sociais.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.