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A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) promove e difunde as produções científicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizando tanto a publicação de trabalhos originais, quanto a reedição de obras clássicas, sob aprovação do Conselho Editorial. Atende às demandas das comunidades acadêmica e científica da Universidade por meio do desenvolvimento de coleções novas e da ampliação de coleções tradicionais. Além disso, firma convênios e acordos com outras organizações para realizar algumas produções. A Edufba também executa trabalhos por demanda particular, a partir do interesse de autoras e autores independentes. 

A Edufba já contabiliza mais de 1.500 títulos publicados nas diversas áreas temáticas e dispõe de três livrarias próprias, onde comercializa, além de sua produção, a de mais 60 outras instituições e algumas editoras privadas de todo o Brasil. A Edufba também participa de eventos, congressos, bienais do livro e outras realizações, além de realizar seus próprios eventos, como os Festivais de Livros e Autores, nos quais promove lançamento coletivo de livros. A Editora lança, ainda, editais para edição de livros. O último ocorreu em dezembro de 2018; homenageando Suzana Alice Cardoso, o edital contemplou obras originais em três categorias: livro impresso, livro eletrônico e livro para a Coleção Dramaturgia.

Alinhada à política de promoção do acesso livre à informação científica e da igualdade de acesso ao conhecimento, após algum tempo do lançamento, a Editora disponibiliza seus títulos para download gratuito no site do Repositório Institucional da UFBA, sistema voltado para o acesso aberto às produções científica e acadêmica.

O uso das redes sociais para divulgação das publicações da Edufba, sobretudo aquelas que se encontram em acesso aberto, possibilita um diálogo mais próximo com o público alvo, qual seja, estudantes universitárias(os). A Edufba é a editora universitária brasileira com maior número de seguidoras(es) no Instagram: são mais dez mil pessoas seguindo o perfil @edufba. A Editora também está presente no Facebook, cuja página tem cerca de 16 mil curtidas, e no Twitter, com mais de três mil seguidoras(es). 

Em 2018, a Edufba lançou, em parceria com a Reitoria da UFBA, o Programa de Incentivo à Leitura Bora Ler. A ação consiste em espalhar livros pelos campi da UFBA para serem achados pelas(os) estudantes. Em 2019, a ação foi modernizada e, além de livros físicos, foram espalhados QR Codes, que presenteavam quem os encontrava com livros, blocos de notas da UFBA ou desconto em obras da Edufba. Trata-se de uma incentiva pioneira entre as editoras universitárias brasileiras.

 

Histórico

Em 1959, por meio do Departamento Cultural, a UFBA publicou a revista Universitas, o Jornal da Universidade e diversas coleções. Em 1968, com a reforma universitária, esse departamento foi extinto e dois anos depois criou-se o Programa de Textos Didáticos, com a missão de publicar textos encaminhados pelos departamentos de ensino para auxiliar estudantes nos diversos cursos. Em 1971, inaugurou-se formalmente o Centro Editorial e Didático, englobando as atividades do extinto Departamento Cultural, o Programa de Textos Didáticos e o Núcleo de Recursos Audiovisuais, passando a funcionar de fato com essa estrutura a partir de 1972.

Após dois anos, já funcionava em prédio próprio e agregou também a pequena Gráfica Universitária. Em 1991, o Conselho Universitário aprovou a proposta de transformação do Centro Editorial e Didático em Editora Universitária, o que se concretizou em 26 de abril de 1993. Em 1997, a Edufba passou a funcionar com a estrutura atual, distinta da Gráfica da UFBA, buscando a cada dia consolidar uma política editorial que privilegia a qualidade do seu produto. 

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