Início / Livros Publicados / Catalogo / Apontamentos para a História da Faculdade de Arquitetura

Apontamentos para a História da Faculdade de Arquitetura

Ano:
Coleção:
Área:
Editora:
Edufba
Edição:
ISBN:
978-85-232-1977-2
Número de Páginas:
Formato:
Acabamento:
Brochura
Peso:
0,500 Kg
Idioma:
Disponibilidade:
Livrarias

Este livro traz à luz os 25 primeiros anos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criada em 1959. Convidado a fazê-lo pela direção da escola, seu autor, professor Fernando Fonseca (1928-1986), adverte sobre sua escolha, delicada e sincera, de como contar essa história. Segundo ele, “não é fácil escrever-se a História de uma Instituição. Por vezes, a ausência de dados relativos a fatos ocorridos dificulta o trabalho do historiador que busca nos documentos escritos e nos depoimentos orais juntar os elos de uma cadeia de eventos formadores da história. Por vezes, também quem pesquisa e escreve para transmitir essa mesma sequência, omite os arranhões indesejáveis que maculam a história, tornando-se menos agradável, insossa e até mesmo insuportável. Resguarda-se o caráter das gentes, escondendo-se as tendências de grupos para não manchar a Instituição ou ferir pessoas.” De escrita fácil e leitura agradável, fruto de enorme pesquisa, o texto é um convite a um mergulho na história da então jovem Faculdade de Arquitetura da UFBA, povoada de conjunturas e de gerações diversas de estudantes, professores e servidores, com seus desafios, desencontros, lacunas, escolhas e aspirações. Um aprendizado nos diversos sentidos do tempo.

Avaliação:
No votes yet