Início / Novidades / Noticias / Editora Hedra realiza o lançamento do volume traduzido de "Da arte de construir - Tratado de arquitetura e urbanismo" (18/12/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPGAU-UFBA), o MULTGRAF - Laboratório de Multimeios na Expressão Gráfica – e a Editora Hedra convidam para o lançamento da tradução para o português de Da arte de construir - Tratado de arquitetura e urbanismo, de Leon Battista Alberti. O evento acontece no dia 20 de dezembro, às 15 horas, no auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Na ocasião haverá também uma mesa redonda com a presença do tradutor e dos professores Mário Mendonça e Chico Costa (PPGAU/UFBA), seguida de sessão de autógrafos.

Este volume inédito foi traduzido pelo Prof. Dr. Sergio Romanelli, adjunto no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão e na Pós-gradução em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A obra, datada de 1485, é um tratado de arquitetura e urbanismo que tenta organizar técnica e artisticamente o conhecimento arquitetônico da sua época. Alberti estrutura o texto em dez livros abordando o que ele considerava as três categorias fundamentais da arquitetura: a necessidade (necessitas); a comodidade (commoditas) e o prazer (voluptas). Essa tradução é uma excelente contribuição aos estudos brasileiros relativos ao Renascimento, ao Humanismo e à história da Arquitetura e do Urbanismo.

Serviço

O quê: Lançamento do livro Da arte de construir - Tratado de arquitetura e urbanismo e mesa redonda com os professores Mário Mendonça, Chico Costa (PPGAU-UFBA) e Sergio Romanelli (PGET-UFSC)

Quando: 20 de dezembro, quinta-feira, a partir das 15h

Onde: Auditório Mastaba (Faculdade de Arquitetura, UFBA – Rua Caetano Moura, 121, Federação – Salvador, Bahia)