Início / Novidades / Noticias / 2012, ano de muitas realizações para a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) (21/12/2012)

Mais de cem títulos publicados, seis lançamentos coletivos apresentando, no total, 64 obras de diversas áreas do conhecimento, trabalhos gráficos realizados com excelência... O ano de 2012 foi, para a Editora da Universidade Federal da Bahia, um ano repleto de trabalho, conquistas e comemoração – completamos, em setembro, duas décadas de atividades.

Neste ano, publicamos nossos primeiros livros em ePub, formato específico para e-livros que tem se difundido e ganhado repercussão em todo o mundo. Em 2012 também apresentamos a primeira tradução para o português do livro Reassembling the Social (Reagregando o Social), do antropólogo francês Bruno Latour, lançada por nossa Editora em coedição com a Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC) e em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (PÓSCOM/UFBA).

Nossa equipe de designers, além de criar o projeto gráfico dos livros, realizou outras atividades, como foi o caso do projeto gráfico do BUZUFBA, sistema de transporte interno da Universidade Federal da Bahia. Produziu também o novo layout do Jornal da Facom e da Revista Lupa e diversas marcas para a Universidade a exemplo da marca da COSEG (Coordenação de Segurança dos Campi) e a marca UFBA SUSTENTÁVEL.

Ao longo dos seus 20 anos, a Edufba publicou mais de 900 títulos. Até 1999, a média era de aproximadamente 15 livros por ano, com tiragem total inferior a nove mil cópias. Dez anos depois, em 2009, alcançou uma centena de publicações anuais. Desde então, produz uma tiragem anual de mais de 55 mil exemplares impressos e alcançou a média de 100 lançamentos por ano. Nesse período, “a Editora ampliou seus canais de disseminação, firmando parcerias em projetos como o Scielo Livros”, como explica a Profa. Flávia Rosa, diretora da Editora. É um trabalho árduo, feito com muita dedicação e carinho. Nós agradecemos a todos que nos acompanharam neste ano e informamos que estaremos entrando em recesso no dia 21 de dezembro, retornando nossas atividades normais no dia 2 de janeiro de 2013.

A Edufba deseja a todos Boas Festas e um Feliz Ano Novo.