Início / Novidades / Noticias / Edufba convida para sessão de autógrafos de "Escravidão e suas sombras" (12/12/2012)

Organizadora do livro Escravidão e suas sombras, Elciene Azevedo, estará presente no III Encontro de São Lázaro

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) convida para sessão de autógrafos com Elciene Azevedo, organizadora do livro Escravidão e suas sombras. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, das 10h às 10h30, durante a programação do III Encontro de São Lázaro.

A obra reúne ensaios escritos pelos membros do grupo de pesquisa Escravidão e invenção da liberdade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia. Para os organizadores, a história da escravidão é bem mais longa do que a da liberdade, que também pertence ao que eles denominam “sombras da escravidão”, fenômenos históricos que se projetam no tempo, para além da Abolição, ou se articulam com a instituição do cativeiro enquanto existiu.

Organizado em conjunto com João José Reis, Escravidão e suas sombras é constituído por nove capítulos, sendo um deles da autoria de Reis. O livro trata de temas como violência do tráfico de escravos e rituais africanos, reunidos em histórias que permitem uma leitura plural, transigente e aberta sobre os personagens e as instituições que compuseram a paisagem da escravidão e da liberdade no Brasil.

Sobre os organizadores

Elciene Azevedo possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como bolsista no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia de 2008 a 2010 e, atualmente, é professora Adjunta no Departamento de História da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia.

João José Reis é historiador, graduado pela Universidade Católica do Salvador, mestre e doutor em História pela University of Minnesota. Foi pesquisador visitante na Universidade de Londres, Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (Stanford), Harvard University, entre outras instituições. Atualmente é professor titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia.

Serviço

O quê: Sessão de autógrafos com Elciene Azevedo, organizadora do livro Escravidão e suas sombras

Quando: 12 de dezembro, quarta-feira, das 10h às 10h30

Onde: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Pavilhão de Aulas de São Lázaro, UFBA - Estrada de São Lázaro, 197, Federação– Salvador, Bahia)

Quanto: entrada gratuita

Informações adicionais sobre o livro

ISBN: 978-85-232-0846-2

Formato: 17 x 24 cm

Ano: 2012

Número de páginas: 369 p.

Preço especial: R$ 40,00