Início / Novidades / Noticias / Publicação da EDUFBA terá lançamento em Pernambuco e Minas Gerais

Publicação da EDUFBA terá lançamento em Pernambuco e Minas Gerais

Jogo de discursos: a disputa pela hegemonia na tradição da capoeira angola baiana, de autoria de Paulo Andrade Magalhães Filho, terá dois lançamentos nacionais no mês de maio. O primeiro ocorrerá em Olinda (PE), durante a programação do 1º Encontro da Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (ACANNE), no dia 18 (sábado) a partir das 19h. No sábado seguinte, dia 25 de maio, o livro será lançado em Gruta da Lapinha (MG), durante o X Encontro de Culturas de Raiz – Lapinha Museu Vivo, a partir das 14h.

Partindo de fontes variadas, como jornais, entrevistas e observação direta, Magalhães Filho problematiza e analisa a questão da tradição na Capoeira Angola, as tentativas de legitimação desta prática (como a criação de um centro representante da categoria e a participação em shows folclóricos), sua reascensão em meados dos anos 1980 e a disputa por espaço entre esta e outras modalidades da capoeira. Também são apresentadas na obra definições de “tradição” dadas pelos próprios mestres angoleiros.

Jogo de discursos não é apenas um estudo acadêmico sobre uma das mais difundidas tradições afro-brasileiras no mundo, mas, também, fruto de um profundo envolvimento do autor – capoeirista de um dos grupos analisados na obra - com o tema.

Serviço

Pernambuco:

O quê: Lançamento de Jogo de discursos: a disputa pela hegemonia na tradição da capoeira angola baiana no 1º Encontro da ACANNE

Quando: 18 de maio, a partir das 19h

Onde: Espaço Alternativo (Av. Guararapes, 847 - Jardim Atlântico - Olinda – PE)

Quanto: entrada gratuita

Minas Gerais:

O quê: Lançamento de Jogo de discursos: a disputa pela hegemonia na tradição da capoeira angola baiana no X Encontro de Culturas de Raiz – Lapinha Museu Vivo

Quando: 25 de maio, a partir das 14h

Onde: Museu da Lapinha (Gruta da Lapinha, acesso pelo km 44 da MG-010, direção Serra do Cipó - Lagoa Santa – MG)

Quanto: entrada gratuita

Informações sobre este livro

ISBN: 978-85-232-1021-2

Área: Usos e costumes, etiqueta e folclore

Ano: 2012

Número de páginas: 258 p.

Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$ 32,00

 

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram