Início / Novidades / Noticias / Repositório Institucional da UFBA tem média diária de 3.005 visitas

Repositório Institucional da UFBA tem média diária de 3.005 visitas

São disponibilizados mais de 12 mil itens para download gratuito

Por Camila Fiuza

            Utilizado como modelo para diversas instituições e objeto de pesquisa de teses, dissertações e monografias, o Repositório Institucional da UFBA (RI) possui uma média diária de 3.005 visitas e compreende 12.309 (doze mil trezentos e nove) documentos depositados entre livros, artigos científicos, teses, dissertações e TCCs, disponíveis para download gratuito. As comunidades mais visitadas são: Escola de Administração, Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e Faculdade de Medicina da Bahia.

Criado em 2010, com o objetivo de disponibilizar em acesso aberto a produção científica, acadêmica, cultural e artística da Universidade Federal da Bahia, o RI/UFBA, atualmente, possui 38 Comunidades, 7.741 (sete mil setecentos e quarenta e um) artigos científicos, 2.783 (dois mil setecentos e oitenta e três) teses, dissertações e TCCs, 249 (duzentos e quarenta e nove) livros com texto completo e 1.536 (um mil quinhentos e trinta e seis) outras produções.

Além de disponibilizar em acesso aberto, outra função importante do RI é a preservação e divulgação da produção científica, acadêmica, cultural e artística da universidade. “Esta produção está ao alcance de toda a comunidade científica mundial, de maneira que é uma forma da comunidade da UFBA dar maior alcance, visibilidade, penetração e impacto à sua produção, inclusive internacionalmente”, afirma Marcelo Embiruçu, pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI).

Em 2011, o RI\UFBA ganhou o 1º lugar em uma premiação feita pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), como repositório de maior número de depósitos de artigos. Marcelo Embiruçu conta que o RI tem uma postura solidária e colaborativa com outras instituições congêneres, ajudando, sempre que solicitado, para o desenvolvimento institucional dos RI de outras instituições de ensino superior.

Repositório Institucional da UFBA: A universidade tornou-se pioneira na implantação desse sistema no estado da Bahia e na região Nordeste.

Flávia Rosa, professora da Faculdade de Belas Artes e diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), acredita que essa visibilidade e reconhecimento do RI/UFBA “é o resultado árduo de uma equipe apoiada incondicionalmente pela administração central da Universidade através da Pró-reitoria de Pesquisa Criação e Inovação”.

Toda comunidade interna e externa da UFBA pode fazer download gratuitamente de todos os documentos disponíveis. Estudantes e professores da UFBA podem divulgar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, extensão ou ensino no site do RI/UFBA. Algumas pessoas podem ter dúvidas na hora de publicar o material, e para suprir essa demanda o Repositório Institucional da UFBA oferece treinamento sempre que solicitado.

O RI UFBA pode ser acessado através do site www.repositorio.ufba.ri, de qualquer localidade. Os países onde o RI é mais acessado são: Brasil (93,21%), Estados Unidos (1,78%) e Portugal (1,42%).

 

Implantação do RI/UFBA

 

O Repositório Institucional da UFBA foi implantado oficialmente no dia 9 de setembro de 2010, com duas comunidades ativas, a da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), com 123 documentos, e a comunidade Memória, com 230 documentos. Sua criação foi sugerida nas recomendações da dissertação de mestrado Pasta do professor: o uso de cópias nas universidades, apresentada pela professora Flávia Rosa, no Programa Pós-graduação em Ciência da Informação da UFBA.

Flávia explica como surgiu a ideia de fazer o trabalho que originou o RI/UFBA: “Preocupava-me o uso indiscriminado de cópias de textos e livros, o que transformava o aprendizado e a leitura em algo fragmentado, (...) algumas questões diziam respeito à situação socioeconômica, não se copiava porque simplesmente se gostava de copiar e sim por não ter condições de adquirir todos os livros solicitados pelos professores para aquele semestre, além do número reduzido de exemplares na biblioteca”.

“Preocupava-me o uso indiscriminado de cópias de textos e livros, o que transformava o aprendizado e a leitura em algo fragmentado"

Em 2010, Flávia Rosa defendeu a tese de doutorado A disseminação da produção científica da Universidade Federal da Bahia através da implantação do seu repositório institucional: uma política de acesso aberto, onde relata todo o processo de implementação do Repositório Institucional da UFBA. Em sua tese, a professora conta que já em 2007, buscou-se o apoio do Centro de Processamento de Dados da UFBA (CPD), atual Superintendência de Tecnologia de Informação, para propor à universidade a criação de um Repositório Institucional.

O processo de implantação de uma política de acesso aberto para a UFBA contou também com a colaboração de Susane Barros, através da pesquisa realizada para a sua dissertação Políticas de Comunicação da Produção Científica da Universidade Federal da Bahia e o movimento de acesso livre à informação, defendida em 2010 no de Programa Pós-graduação em Ciência da Informação da UFBA.

Para a implantação de uma política institucional, foi criado um grupo gestor, designado através da Portaria n. 189, de 1º de abril de 2009, com representantes do Instituto de Ciência da Informação (ICI), Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), Faculdade de Comunicação e o Centro de Processamento de Dados (CPD), e, em janeiro de 2010, passa a fazer parte também um representante do Sistema Universitário de Bibliotecas.

O processo de implantação do Repositório contou também com a colaboração de Susane Barros, através da pesquisa realizada para a sua dissertação defendida em 2010

 

Gestão atual

 

O pró-reitor Marcelo Embiruçu diz que a quantidade de documentos depositados - que atualmente são mais de 12 mil -, já superou 20% da meta estabelecida para o final da atual gestão que ainda falta menos de um ano para acabar: “Havíamos estabelecido, para o fim desta gestão, que quando iniciada o RI não tinha sequer mil itens depositados, a meta, considerada muitíssimo ambiciosa à época, de 10 mil itens depositados”, conta.

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) faz parte da gestão atual e disponibiliza 249 livros através do site do Repositório. Os mais baixados são Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas, Curso básico de microeconomia e Toxicomanias: incidências clínicas e socioantropológicas.

Além da Edufba, fazem parte do Grupo Gestor do RI/UFBA representantes: da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG), da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), do Sistema de Bibliotecas (SIBI) e do Instituto de Ciência da Informação (ICI).

 

Equipe da Editora da Universidade Federal da Bahia: Rodrigo Meirelles, Flávia Rosa e Susane Barros

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram