Início / Livros Publicados / Catalogo / Travessias no Atlântico Negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino

Autor(a):
Ano:
Área:
Editora:
Edufba
Edição:
ISBN:
978-65-5630-005-4
Número de Páginas:
Formato:
17 x 24 cm
Acabamento:
Brochura
Peso:
510 g
Idioma:
Português

O livro analisa as trajetórias e táticas de Booker T. Washington (1856/1915) e Manuel R. Querino (1851/1923) para enfrentar o racismo, dentro do contexto do Atlântico Negro. Depois de apresentar e traçar as interconexões entre suas realidades, a obra apresenta seus percursos durante a vida e após a morte. Haja vista a conjuntura atual do movimento “Black Lives Matter”, este livro torna-se ainda mais relevante porque delineia e explica os processos políticos e sociais que levaram à conjuntura atual das ‘relações raciais’ no Brasil e nos EUA. Também mostra que, liderado por Booker T. Washington, entre outros, houve um forte movimento nesse país para garantir que os ex-escravizados tivessem, no mínimo, suas próprias escolas normais e profissionalizantes.

Confira a resenha publicada por Marcos Rodrigues, mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA):

Avaliação:
No votes yet