Início / Novidades / Noticias / Mestre em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA publica resenha sobre livro "Travessias no Atlântico Negro"

Mestre em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA publica resenha sobre livro "Travessias no Atlântico Negro"

Marcos Rodrigues, mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), publicou a resenha "Origens das ações afirmativas na diáspora africana" no  Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), na Revista Eletrônica Interações Sociais (Reis). A resenha avalia o livro "Travessias no Atlântico Negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino", publicado pela Edufba, em 2020. 

 

"O livro recente de autoria da pesquisadora e brasilianista inglesa Sabrina Gledhill, com viés no campo biográfico, lança luz sobre as histórias de vida do norte-americano Booker T. Washington (1856/1915) e do brasileiro Manuel R. Querino (1851/1923) na linha e enfrentamento ao racialismo, no espaço concebido e contextualizado como Atlântico Negro. A publicação apresenta um estudo comparativo a partir do período final da escravidão nas Américas e traz a oportunidade de ampliar os espaços de discussão e de reflexão sobre temáticas da diáspora africana. Uma abordagem cujo enfoque é o protagonismo negro na diáspora do atlântico americano.", escreve Marcos.

 

Leia a resenha completa no site da Furg.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram