Início / Novidades / Noticias / Livro disponível para download gratuito

Livro disponível para download gratuito

O livro Apontamentos de folclore está disponível para download gratuito

Como forma de celebrar o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Editora da Universidade da Bahia informa que o livro Apontamentos de folclore, do autor Frederico Edelweiss, está disponível para download gratuito, no Repositório Institucional da UFBA.

A obra constitui uma publicação póstuma de um esboço, datado de 1947, de Frederico Edelweiss, primeiro regente de cursos regulares de folclore no Instituto de Música na Bahia. Nestes apontamentos, o autor expôs com clareza determinados itens da ciência folclórica, possibilitando melhor entendimento aos que se iniciam nestes estudos.

A data em que o Folclore é comemorado foi oficializada pelo Congresso Brasileiro, em 1965. A palavra folclore tem origem no inglês, sendo que folk significa povo e lore quer dizer conhecimento, cultura. Portanto, o folclore brasileiro é o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul.

Para baixar a obra gratuitamente, clique aqui.