Início / Novidades / Noticias / 25 curiosidades da Edufba

25 curiosidades da Edufba

Em 2018, a Edufba está comemorando seu jubileu de prata. São 25 anos de história dedicados ao livro como um bem de todos. Para celebrar este marco, elaboramos as 25 curiosidades da Editora da UFBA, para que você conheça ainda mais o trabalho da editora que semeia o incentivo à leitura como base estruturante de sua existência.

Confira e compartilhe com seus amigos.

  1. Você sabia que antes de a UFBA ter uma editora só existia o “Departamento Cultural”? Ele tinha o objetivo de publicar jornais universitários. Sim, a nossa concretização como editora se deu, de fato, em 1993. Por isso, esse ano estamos completando 25 anos de Edufba.

 

  1. São mais de 1500 títulos publicados em diversas áreas do conhecimento. Livros de todos os tipos, tamanhos e para todos os gostos! Você escolhe o seu.

 

  1. A Edufba também faz traduções de obras. Sim, temos muitos livros traduzidos! Os últimos lançamentos foram: “A lenda de Iping”, organizado por Sílvia Maria Guerra Anastácio, “A máquina do tempo”, também organizado por Sílvia Maria Guerra Anastácio e “Subordinação Racial”, organizado por Tanya Katerí Hernández, Arivaldo Santos de Souza e Luciana Carvalho Fonseca . Confira os outros livros no nosso catálogo.

 

  1. Você sabia que a Edufba também conta com audiolivros? Isso mesmo! E todos disponíveis no site do Repositório Institucional da UFBA. Não deixe de ouvir!

 

  1. A Edufba ocupa uma das posições de liderança no cenário de editoração universitária brasileira. São diversos prêmios e menções honrosas recebidos que atestam a relevância da EDUFBA para a universidade, a Bahia, o Brasil e o mundo. Isso representa muito orgulho para todos nós que, todos os dias, pensamos em livros, livros e mais livros. Pra você! É qualidade associada com a inserção na mídia que nossas obras abarcam. É Edufba!

 

  1. Já organizamos 19 edições do Festival de Livros e Autores, e no dia 18 de outubro de 2018, o evento acontecerá a 20ª edição (pra lá de especial), contando com a presença dos autores e com desconto nos títulos.

 

  1. Somos a editora universitária brasileira mais seguida no Instagram, como noticiou o Portal da ABEU. Já com mais de 5100 seguidores, a EDUFBA ainda coleciona bons números de presença digital no nicho editorial universitário: são mais de 15 mil fãs no Facebook e quase 3 mil no Twitter. Isso se deve a um trabalho estratégico feito a muitas mãos pensando em você.

 

  1. Sabia que os livros mais publicados da Editora são pertencentes à área de Ciências Humanas. São títulos que exploram sociabilidade, história, política e as relações humanas.

 

  1. Você sabia que o primeiro livro publicado pela EDUFBA foi “Os brasileiros: estudo de caráter nacional”, do intelectual baiano Thales de Azevedo? Uma obra e tanto e que trata de quem somos e faz interface sobre nosso modo de ser.

 

  1. O livro mais vendido desses 25 anos de Edufba é a obra “Pele negra, máscaras brancas”, escrito por Frantz Fanon e traduzido por Renato da Silveira. Neste livro, Fanon examina a negação do racismo contra o negro na França. Sucesso que emplacou muitas leituras mundo afora! No Brasil, a Edufba que fez a ponte para circulação do Oiapoque ao Cuí.

 

  1. A Edufba já ocupou duas sedes. Começamos em Ondina, no mesmo local que ocupamos hoje, próximo à Faculdade de Comunicação e à Biblioteca Central, mas passamos um breve período em frente à Reitoria da UFBA, no Canela. Estar no campus de Ondina atualmente reflete a vivência acadêmica que a Edufba transpira: a divulgação do que os pesquisadores da universidade pesquisam é carro abre-alas das nossas publicações.

 

  1. A marca da Edufba foi criada pelo prof. Renato Silveira e pelo cartunista e designer Nildão, inspirada na escultura “O Semeador de Estrelas”, monumento que fica na cidade de Kaunas, na Lituânia. O semeador da Editora da UFBA, decerto, espalha a mensagem de que a leitura é pilar embasador para caminhos melhores.

 

  1. Você sabia que a Edufba promove Feiras Itinerantes pelas unidades universitárias da UFBA? Com descontos exclusivos de 30%, os livros são disponibilizados nestas livrarias móveis em diversos campi da universidade. As Feiras Itinerantes têm como alvo a abrangência da nossa esfera de ação, através da ocupação de novos espaços na universidade e por meio de preços populares. Se é Edufba tem preço acessível. E se está em Feira Itinerante, aproveite: está mais barato do que nunca!

 

  1. A Edufba ultrapassa as fronteiras territoriais da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Já participamos de eventos internacionais como a Feira do Livro de Frankfurt, a Feira do Livro de Buenos Aires e a Feira do Livro Universitário de Maputo, em Moçambique.

 

  1. Você sabia que a Edufba é afiliada a três instituições que consolidam nosso fazer editorial ainda mais relevante? Confere só: Associacion de Editoriales Universitarias de America Latina y el Caribe; Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e Câmara Bahiana do Livro (CBaL) são as organizações às quais nos associamos.

 

  1. A Edufba celebra a figura dos nossos escritores, com o “Espaço do Autor’’. Todo mês, publicamos uma entrevista com um de nossos autores no nosso website. Assim, o público pode conhecê-los um pouco mais, e quem sabe, se interessar pelas obras.

 

  1. Você sabia que a Edufba oferece descontos exclusivos para ops estudantes da UFBA? 20% de desconto em todas as obras. Pois é, corra para uma de nossas livrarias e aproveite! Mas fique ligado: porque o desconto não é cumulativo com outras promoções.

 

  1. A Editora da UFBA promove mensalmente o “Livro do Mês”, concedendo ao título 20% de desconto. É uma forma especial de dar mais visibilidade aos nossos títulos e torná-los ainda mais acessíveis.

 

  1. Você sabia que a Edufba tem livrarias fora de Salvador? Sim, ao todo, são 15 pontos de vendas espalhadas pelo país, contando, inclusive, com as lojas virtuais da Livraria Cultura e da Companhia dos Livros.

 

  1. Você sabia que a Edufba possui alguns livros disponíveis para download grátis? Sim, é só acessar o site do Repositório Institucional da UFBA e baixar totalmente de graça. Simples e fácil! Nossa intenção é ampliar o raio de acesso ao livro e esta ação é uma das propulsoras da leitura.

 

  1. Você sabia que até o livro da Edufba chegar na sua mão ele passa por 4 grandes etapas? (1) Conselho editorial, (2) revisão e normalização, (3) Editoração e (4) Lançamento.

 

  1. Além de livros, também confeccionamos camisas, canecas e bloquinhos oficiais da Edufba. Você pode encontrá-los em nossas livrarias! Itens bem legais para presentear a si mesmo ou aos seus amigos.

 

  1. Sabia que a Edufba lançou, em parceria com a Reitoria da UFBA, o Programa de Incentivo à Leitura #BoraLer. Com vários eixos estruturantes, o Caça-Livros, por exemplo, consiste em espalhar livros pelos campi da UFBA para serem descobertos pelos estudantes. Uma incentiva pioneira entre as editoras universitárias brasileiras. Continue acompanhando nossas redes sociais para saber mais!

 

  1. Para difundir e estimular o hábito da leitura, a Edufba promove sorteios e concursos culturais. Todos sempre divulgados nas nossas redes sociais oficiais. Fique ligado!

 

  1. A Edufba nunca teve a lucratividade como eixo central de seus trabalhos. Pelo contrário, aposta na distribuição comercial de livros com preços bem acessíveis. A ideia é tornar o livro como um bem de todos.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram