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Confira resenha de "A Sagração da Aparência", de Renata Pitombo, por Profª. Márcia Couto Mello (21/09/2011)

Por Márcia Couto Mello Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA), professora e coordenadora do Curso de Especialização em Moda, Artes e Contemporaneidades (Universidade Salvador / UNIFACS)

O grande diferencial que se percebe no trabalho de Renata Pitombo Cidreira é o seu domínio sobre uma temática tão complexa, como a moda. Jornalista, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), atualmente professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e coordenadora do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (CNPq), Renata foi a primeira estudiosa, em Salvador, a levar o discurso de moda para a academia. Autora de diversos trabalhos importantes, como Os Sentidos da Moda, publicado em 2005, ela tem como marca a meticulosidade nas suas investigações e a clareza com que constrói suas análises. Na obra A Sagração da Aparência: o jornalismo de moda na Bahia (Salvador: EDUFBA, 2011), estas características mais uma vez se evidenciam, no momento em que, fundamentada em conceitos engendrados por teóricos clássicos e contemporâneos, a autora monta uma pesquisa cuidadosa, usando a imprensa escrita como fonte para nortear as suas hipóteses, estabelecendo uma particular e sensível conexão para enunciar que “moda é comunicação”. O livro provoca uma série de reflexões no leitor, enquanto historia a moda na Bahia, através de um extenso levantamento, que teve como referência os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia, entre as décadas de 1970 e 1990 – fase em que o mundo apresenta-se economicamente como um modelo puro da sociedade de consumo de massa e o desenvolvimento tecnológico consolidou o Prêt-à-Porter, confirmando o processo da democratização da moda do vestuário. Em paralelo, a obra desmistifica a ideia de que “não existe jornalismo de moda na Bahia”, ao comprovar que, a moda está presente no jornalismo baiano, desde 1913, quando o Jornal A Tarde dedicou a este tema um espaço, em uma das suas quatro páginas. Inclusive, através dos diversos textos jornalísticos arrolados, alguns transcritos nesta obra, é possível observar, durante o século XX, uma transformação na formatação das suas estruturas literárias e, curiosamente, constata-se que muitos informaram ao leitor além das tendências das estações que se seguiriam: comentavam sobre a importância da “aparência”, questionando sobre as “estruturas de pensamento vigentes na sociedade”. Trata Renata, ainda, do surgimento da moda enquanto sistema e constata que a instalação desta dinâmica “só se efetiva porque os meios de comunicação se apropriam dos elementos característicos da moda e passam a reverenciar valores como sedução, novidade, renovação, prazer imediato, etc.” Além de oferecer uma leitura agradável, o livro traz uma grande contribuição no momento em que a autora faz análises interpretativas dos textos jornalísticos, confrontando-os às teorias inicialmente citadas, e abre espaços para novas discussões de “questões relativas, não só ao jornalismo de moda na Bahia, mas também à própria Moda, enquanto fenômeno cultural autônomo.” Uma das poucas edições baianas que aborda questões outras no viés da moda, o livro A Sagração da Aparência: o jornalismo de moda na Bahia, além de uma referência para os pesquisadores das áreas de moda e de comunicação, é recomendado para todos aqueles que tenham interesse em uma boa leitura. Informações adicionais sobre o livro ISBN: 978-85-232-0810-3 Ano: 2011 Formato: 15 x 23 cm Número de páginas: 227 Preço: R$ 30,00

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