Início / Novidades / Noticias / Disponível o livro "Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822", de Maria Beatriz Nizza da Silva (16/05/2011)

Disponível o livro "Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822", de Maria Beatriz Nizza da Silva (16/05/2011)

Já está disponível o livro Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e de autoria da historiadora luso-portuguesa Maria Beatriz Nizza da Silva. Este livro traz a análise de alguns números do Diário Constitucional que circularam em 1822. A autora faz uma retomada dos acontecimentos históricos e dos entraves que o periódico teve de enfrentar para circular. Além de ser uma importante obra para entender as bases da história da imprensa baiana, esta publicação é um registro de uma fase de extrema agitação política. Em suas páginas, há um olhar crítico sobre a relação estabelecida entre os três jornais que circulavam na época: Idade d´Ouro do Brazil e Semanário Cívico, leais à Coroa Portuguesa, e o Diário Constitucional, que apoiava o príncipe Dom Pedro e seu projeto de autonomia do reino brasileiro. Aliada a seus conhecimentos sobre o período, a autora realiza neste livro um trabalho pioneiro, lançado em maio de 2011 para comemorar o bicentenário da imprensa baiana. Assim, Diário Constitucional estabelece-se como fonte de conhecimento histórico, com o respaldo de Maria Beatriz Nizza da Silva, professora doutora e titular da Universidade de São Paulo (USP). Informações técnicas Autora: Maria Beatriz Nizza da Silva ISBN: 978-85-232-0788-5 Número de páginas: 195 Formato: 15 x 21 cm Ano: 2011 Preço do livro: R$ 30,00

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram