Início / Novidades / Noticias / "As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes do Carnaval de Salvador", de Marilda Santanna, apresenta um estudo sobre as musas do axé baianas (14/01/2013)

A Bahia esteve em destaque na televisão brasileira durante boa parte de 2012, com a telenovela da TV Globo Gabriela, ficção baseada na obra clássica de Jorge Amado, e neste ano que se inicia não está sendo diferente: mais uma produção televisiva tem como cenário a Bahia, mais especificamente a cidade de Salvador. A minissérie O Canto da Sereia, baseada no livro de mesmo título de Nelson Motta, foi ao ar na semana passada na mesma emissora.

A história gira em torno da cantora fictícia Sereia, personagem que foi inspirada nas estrelas do axé da cidade de Salvador. Entretanto, mais do que uma homenagem a essas cantoras, a obra traz também, de forma fantasiosa, um pouco sobre suas vidas fora dos holofotes, não excluindo os dramas pessoais e profissionais, além da relação com a política. Sobre esse tema, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) publicou, em 2009, a obra As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador, de Marilda Santanna.

O livro, originado da tese de doutorado da autora, apresenta um estudo sobre as estrelas da Axé Music e sobre a “baianidade” em geral, ressaltando a participação especial destas artistas no Carnaval de Salvador e trançando um perfil histórico que vai desde Carmen Miranda até Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo, objetos de estudo da autora, contextualizando suas histórias com as transformações políticas, culturais e tecnológicas da Bahia entre os anos de 1970 e 2000. A obra passa também por personagens como Luiz Caldas e Sarajane, fundador da axé music e precursora das estrelas baianas protagonistas do livro respectivamente.

Em fevereiro de 2012, a EDUFBA apresentou, no Espaço do Autor, uma entrevista com Marilda Santanna. Para conferir na íntegra, clique aqui.

Informações adicionais sobre o livro:

ISBN: 978-85-232-0625-3

Preço do livro: R$ 60,00