Início / Novidades / Noticias / Editora da Universidade Federal da Bahia inicia ações de comemoração dos seus 20 anos (30/03/2012)

Está aberto oficialmente o período de comemoração dos 20 anos da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), que visa homenagear a equipe, os autores, leitores e parceiros da Editora, celebrando sua existência. 2012 é um ano especial para a Edufba, que tem como principal finalidade a difusão da produção científica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), funcionando como um canal de comunicação entre a academia e a sociedade.

De 1959, com o início da Universidade, até 1968, o Departamento Cultural da UFBA publicava revistas, jornais e algumas coleções de livros. Em 1970, foi criado o Programa de Textos Didáticos e, em 1971, surgiu formalmente o Centro Editorial e Didático (CED), englobando, em 1974, uma pequena gráfica universitária. Em setembro de 1992, funcionando com sede própria, o Conselho Universitário aprovou a transformação do Centro em Editora Universitária, fato que se concretizou em 23 de abril de 1993 com a autorização do Conselho Federal da Educação, marcando assim a criação oficial da Edufba.

Atualmente, a Editora conta com um catálogo de mais de 800 títulos publicados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Dispõe de três livrarias próprias distribuídas pela Universidade, além de estar presente em diversos pontos de venda por todo o Brasil. Hoje, funciona como um canal essencial na publicação e difusão do conhecimento acadêmico gerado na UFBA.