Início / Novidades / Noticias / EDUFBA disponibiliza coleção CULT no Repositório da UFBA

EDUFBA disponibiliza coleção CULT no Repositório da UFBA

Por Camila Fiuza

Através do Repositório Institucional da UFBA (RI), a Editora da Universidade Federal da Bahia disponibiliza, atualmente, 263 títulos para consulta e download gratuito. 12 deles pertencem à Coleção Cult. 

Com textos de estudiosos e pesquisadores do tema central da Coleção, como: Antônio Albino Rubim, Alexandre Barbalho, Paulo Miguez e Rubens Bayardo, TODOS os títulos da Coleção CULT, publicados pela EDUFBA entre os anos 2007 e 2013, estão disponíveis para download no Repositório Institucional da UFBA. O título mais recente da coleção, Culturas dos Sertõe, organizado por Alberto Freire, publicado este ano, já está disponível.

Todas as obras publicadas pela editora são, seis meses após o lançamento, disponibilizadas gratuitamente no repositório, mediante cessão de direitos autorais. Esta prática contribuiu paraampliar a acessibilidade da produção científica da UFBA bem como a visibilidade da Instituição.

Confira: http://migre.me/eGUq1

 

As 12 obras que compõem a Coleção Cult:

Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares

Organizadora: Gisele Nussbaumer

Este livro analisa a temática cultural a partir de diferentes perspectivas, disciplinas, tempos e lugares, visando divulgar o conhecimento hoje produzido no campo da cultura. Os 15 artigos reunidos nesta obra tratam de assuntos como identidades culturais, cultura e desenvolvimento, economia criativa, políticas e públicos da cultura, direitos do autor e arte afro-descendente, dentre outros.

Políticas culturais no Brasil

Organizadores: Albino Rubim e Alexandre Barbalho 

Buscando ampliar o intercâmbio entre os estudiosos da cultura, assim como consolidar esta área multidisciplinar de estudos, esta obra analisa a trajetória, a situação atual, os impasses, as mudanças, as prioridades e as perspectivas das políticas culturais nacionais desenvolvidas no país.

Políticas culturais na Ibero-América

Organizadores: Albino Rubim e Rubens Bayardo 

Esta obra mostra a situação das políticas culturais no espaço ibero-americano, a partir da descrição e análise de casos de 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Cada trabalho compreende uma breve resenha histórica das políticas culturais e seus principais momentos no país.

Estudos da cultura no Brasil e em Portugal

Organizadores: Albino Rubim e Natália Ramos 

Este livro apresenta um conjunto de textos de autores brasileiros e portugueses sobre questões culturais apreendidas através de múltiplos enfoques. Acolhe temas inscritos em uma concepção ampla de cultura, tais como: antropologias, colonialismos, desenvolvimentos, estereótipos, globalizações, identidades, mídias e políticas culturais.

Transversalidades da cultura

Organizadoras: Linda Rubim e Nadja Miranda 

A publicação registra as conferências do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), realizado em Salvador em 2007. Constitui-se em um mosaico bilíngue de textos (português e espanhol) que traduz a arquitetura do evento: um fórum anual democrático de acolhimento aos modos diversos de pensar a cultura. Apresenta nove textos de estudiosos de várias universidades do Brasil, da Venezuela, do Chile e de Portugal.

Políticas culturais no governo Lula

Organizador: Albino Rubim 

A obra trata de inúmeros aspectos das políticas culturais desenvolvidas no governo Lula, durante as gestões dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira. O caráter de atualidade e a multiplicidade de aspectos considerados nos diversos artigos, certamente trazem grandes contribuições, no sentido de estimular a realização de novas e mais profundas investigações.

Políticas culturais para as cidades

Organizadores: Albino Rubim e Renata Rocha 

Fruto do IV Ciclo de Debates em Políticas Culturais, ocorrido em 2008, este livro apresenta as conexões contemporâneas entre cidade e cultura, tema tão atual quanto complexo. Pesquisadores, profissionais, gestores e políticos, expuseram suas inquietações e provocações. As falas, transcritas e cuidadosamente revisadas, foram somadas a um artigo do sociólogo e professor Gey Espinheira, escrito para o evento.

Políticas culturais, democracia e conselhos de cultura

Organizadores: Albino Rubim, Taiane Fernandes e Iuri Rubim 

O livro traz reflexões de estudiosos sobre a temática dos conselhos de políticas públicas no Brasil, contando com materiais produzidos pelas investigações desenvolvidas no processo. A obra ainda abarca reflexões de estudiosos convidados sobre conselhos, democracia e políticas públicas de cultura no Brasil e abrange a análise de algumas experiências específicas de conselho no país.

Stonewall 40+ o que no Brasil?

Organizador: Leandro Colling 

Este livro reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.

Cultura e desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas

Organizadores: Alexandre Barbalho, Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha

Esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.

Cultura dos Sertões

Autor(a): Alberto Freire (Org.)

A obra traz 16 artigos sobre o universo cultural do sertão, com uma diversidadede temas que abordam representações na música, cinema, literatura, no imaginário brasileiro, o olhar da juventude, organização e celebração da festa, a força real e simbólica do vaqueiro, além de contribuições sobre a identidade sertaneja. O livro integra a coleção CULT, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, da UFBA.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram