Início / Novidades / Noticias / Edufba entrevista José Francisco Serafim no Espaço do Autor de dezembro

Edufba entrevista José Francisco Serafim no Espaço do Autor de dezembro

O professor José Francisco Serafim é o entrevistado do mês de dezembro no Espaço do Autor. Ele é um dos organizadores do livro “Perspectivas sobre o espaço urbano: o imaginário, o concreto e seus saberes” , lançado esse ano.

Serafim é mestre em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X – Nanterre (1994) e em Instituição, trabalho e educação na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993) e Doutor em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X – Nanterre (2000). Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação – UFBA. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.

Além, desse livro, ele também é organizador dos outros títulos como “O espaço biográfico: perspectivas interdisciplinares (Coleção E-Livros); “Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos”; “Narrativas e Conflitos: cultura, mídia, cinema”; Representações do meio ambiente: clima, cultura, cinema”;  “Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do Cinema”; Perspectivas em informação visual: cultura, percepção e representação” e “Autor e autoria no cinema e na televisão”.

Nessa entrevista ele fala da sua área de pesquisa, o cinema, principalmente cinema documentário, explicando um pouco de noções de som, representação e autoria, e conta um pouco da sua trajetória acadêmica.

Confira a entrevista completa aqui.