Início / Novidades / Noticias / Edufba entrevista Lia Schucman

Edufba entrevista Lia Schucman

A Edufba entrevistou Lia Schucman, no Espaço do Autor do mês de novembro. Ela é a autora da obra “Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor“.

A autora possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012) com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais, na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Realizou, como bolsista da FAPESP, a pesquisa de pós-doutoramento “Famílias Inter-raciais, estudo psicossocial das hierarquias raciais em dinâmicas familiares”, pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, psicologia social, branquitude, movimentos sociais. Publicou recentemente, o livro “Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo”.

Durante a sua entrevista, a autora contou o que mais despertou o seu interesse para as dinâmicas das famílias inter-raciais e como foi o processo de composição do seu livro. Conceituou o que é o “racismo à brasileira” e finalizou abordando quais os tipos de conflitos no qual a família inter-racial está envolvida.

Leia a entrevista completa aqui.