Início / Novidades / Noticias / Edufba entrevista Luciana Xavier

Edufba entrevista Luciana Xavier

Edufba entrevistou Luciana Xavier, no Espaço do Autor do mês de outubro. Ela é a autora da obra “A cena musical da Black Rio“.

Professora Adjunta do Bacharelado em Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo, São Paulo). Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), e Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (2008). Realizou estágio doutoral no Spanish & Portuguese Dept. da Tulane University, Nova Orleans, EUA, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES em 2014 e foi pesquisadora visitante na Universidade de Tübingen, Alemanha por ocasião do projeto Literary Cultures of the Global South, com fundos do BMBF/DAAD em 2016. Ganhadora do prêmio Compós 2017 de melhor tese de doutorado. Atua principalmente nas áreas de Estudos Étnico-Raciais, Música Popular, Estudos Culturais, Gênero, Mídia e Comunicação.

Durante sua entrevista, a autora contou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Relatou sobre o surgimento dos bailes de soul music na cidade do Rio de Janeiro. Explicou como as pautas identitárias se manifestavam nesses ambientes. E, por fim, comentou sobre a influência deixada pela black music no cenário cultural.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.