Início / Novidades / Noticias / Podcast da EDUFBA entrevista autora de livro sobre bigamia feminina entre séculos 16 e 19

Podcast da EDUFBA entrevista autora de livro sobre bigamia feminina entre séculos 16 e 19

Em comemoração ao Mês Internacional da Mulher, o episódio de Março do podcast Diálogos da Editora da Universidade Federal da Bahia convida a historiadora Emily de Jesus Machado para falar de seu livro “Mulheres inquietas: a bigamia feminina no Atlântico português (séculos XVI-XIX)”.

 

Fruto da pesquisa de mestrado realizada pela autora no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), o livro parte 142 processos por bigamia feminina esecutados pela Inquisição de Lisboa para expandir o conhecimento que temos do papel e a agência das mulheres no mundo moderno, em particular em Portugal e no Atlântico Português da Época Moderna e no complexo elo de questões de natureza religiosa, social, econômica e cultural do período estudado.

 

A obra traz narrativas e análises sobre as diversas personagens e situações tratadas ao longo do estudo, e explicita, através das “causas” da bigamia e estratégias para se salvar dos julgamentos, a consciência dessas mulheres da sua situação como mulheres, ainda que não houvessem pretensões ou lutas feministas organizadas.

 

No episódio, uma entrevista lançada no dia 20 (quarta-feira), Machado fala da relação  entre bigamia e a repressão e “medo” da sexualidade feminina que existia na Igreja Católica, a categorização de mulheres como seres mais propensas aos “pecados da carne” na mentalidade de caça às bruxas Inquisitorial, a importância social e religiosa do casamento. A autora ilustra os tópicos com histórias como a de Antônia Barros (bígama portuguesa que viveu no Brasil e se confessou para a Inquisição).

 

O podcast Diálogos está disponível na plataforma Spotify. Para comprar o livro, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acesse nosso catálogo na Amazon.

 

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram