Início / Novidades / Noticias / Edufba entrevista Nerivaldo Alves Araújo no Espaço do Autor de maio

Edufba entrevista Nerivaldo Alves Araújo no Espaço do Autor de maio

Neste mês de maio, a Edufba traz uma conversa com Nerivaldo Alves Araújo, autor do livro “Poética oral do samba de roda das margens do Velho Chico”. Na obra, o professor aproveita para analisar as representações, simbologias e os aspectos estruturais da lírica presentes nas cantigas de samba do grupo “É na pisada ê”, com o intuito de mostrar um retrato da riqueza e da pluralidade cultural das margens do Velho Chico, na região de Xique-Xique.

Nerivaldo Alves Araújo é doutor em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestre em Estudo de Linguagens (Linha 2: Literatura e Identidade Cultural), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professor da Uneb, tendo atuado na área de literaturas, destacando-se a portuguesa, a afro-brasileira e a popular. Nesta área, também se concentram as suas pesquisas e estudos, com especial destaque para as narrativas orais e a poética oral das margens do Velho Chico.

Nesta edição do Espaço do Autor,  Nerivaldo destaca a importância da poética oral do samba de roda ribeirinho, abordando a sua importância na consolidação da memória e na manutenção das tradições ribeirinhas, além de contar sobre sua experiência durante a produção da análise. Para ler a entrevista, clique aqui.