Início / Novidades / Noticias / Edufba entrevista Ygor Diego

Edufba entrevista Ygor Diego

A Edufba entrevistou Ygor Diego, no Espaço do Autor do mês de janeiro. Ele é o autor da obra “Jamais fomos zumbis”, que recebeu o segundo lugar na categoria “Ciência Sociais Aplicadas” do Prêmio ABEU 2018.

Ygor Diego é antropólogo graduado e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia; pós-doutorando em Saúde Coletiva pela UNIFESP com o projeto de pesquisa: “O uso do crack como problema de saúde pública e o programa De Braços Abertos”, com auxílio financeiro FAPESP. Experiência na gestão pública e como docente do nível superior. Pesquisador nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia da Saúde, principalmente os seguintes temas: uso do crack, políticas públicas sobre drogas, trabalho sócio-educativo e situação de rua. Autor de diversos artigos sobre o uso do crack; do livro “Jamais fomos zumbis: contexto social e craqueiros na cidade de São Paulo”, editado pela EDUFBA/CETAD, e, juntamente com Adriano de Camargo, do livro “Pedagogia do Comprometimento: metodologia de trabalho socioeducativo com população em situação de rua por meio do esporte”.

Na entrevista, o autor falou sobre a sua trajetória pessoal e acadêmica. Contou como surgiu o interesse acadêmico pelos usuários de substâncias ilícitas e falou um pouco sobre seu livro. Em seguida, explicou qual foi o método de pesquisa usado para a realização da obra e expressou como foi receber a estatueta do Prêmio ABEU.

Veja a entrevista completa aqui.