Início / Novidades / Noticias / Edufba homenageia o Dia do Bibliotecário, 12 de março, através de suas páginas no Twitter e Facebook (12/03/2012)

A equipe da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) parabeniza as bibliotecárias(os) brasileiras(os) pelo seu dia, comemorado hoje, 12 de março. Esta é, sem dúvidas, uma profissão fundamental no fluxo de produção, organização, disseminação e preservação da informação.

A escolha da data deve-se ao nascimento do pernambucano Manuel Bastos Tigre (12 de março de 1882), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Iniciou sua carreira no Museu Nacional do Rio de Janeiro e, em 1945, foi transferido para a Biblioteca Nacional, onde ficou até assumir, em 1947, a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Para homenagear os profissionais e estudantes da área de Biblioteconomia, a Edufba sorteará, na próxima sexta-feira, 16 de março, as obras Implantação e gestão de Repositórios Institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação, de Luis Sayão, Lídia Brandão Toutain, Flavia Garcia Rosa e Carlos Henrique Marcondes (Org.), e Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web: elementos conceituais, de José González, nos seus perfis do Twitter e Facebook. Para participar, basta acessar as páginas e seguir as instruções disponíveis em cada uma delas.

O quê: Dia do Bibliotecário (Promoção no Twitter e Facebook)

Quando: 12 de março a 16 de março, segunda-feira a sexta-feira

Onde: perfil da Edufba nas redes sociais Twitter e Facebook