Início / Novidades / Noticias / Edufba homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra (18/11/2011)

Edufba homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra (18/11/2011)

Como forma de homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro para lembrar a resistência do negro à escravidão e fomentar debates sobre assuntos relevantes à comunidade, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) está promovendo, ao longo deste mês, diversas ações baseadas em livros e autores que privilegiam temas da história e cultura afro-brasileira. Na Semana Edufba de Consciência Negra, entre os dias 21 e 25 de novembro, a Livraria III, localizada no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), oferece ao público desconto de 20% em todas as obras publicadas pela Editora. O CEAO funciona como um canal de diálogo entre a universidade e a comunidade afro-brasileira. Lá, a Edufba disponibiliza títulos como África negra: história e civilizações, de Elikia M’bokolo, e A representação social do negro no livro didático, de Ana Célia da Silva, lançado no último agosto. No dia 23 de novembro, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Auditório da Câmara dos Vereadores, em Salvador, ocorre o lançamento da obra Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros, uma publicação da Edufba de autoria de Paulo Moreira e Edward MacRae. Este trabalho resgata a memória e a importância de Mestre Irineu e os primórdios do culto religioso que ele fundou, tão influenciado pela cultura afro-brasileira. O Livro do Mês Edufba, por sua vez, apresenta a publicação Histórias de negro, de Ubiratan Castro de Araújo. Até o final de novembro, o público pode adquirir esta obra pelo preço promocional de R$ 20,00 em todas as livrarias Edufba e em seu Setor Comercial. Nele, o autor revela – em formato literário, mas sem perder a militância – aspectos variados da história do negro, do escravismo e do racismo. O Espaço do Autor Edufba traz, neste mês, uma entrevista com Robério Souza, autor de Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909). Nesta publicação, o autor apresenta detalhes sobre a relação entre os trabalhadores, o Estado e as empresas, analisando uma classe trabalhadora em formação, composta principalmente por ex-escravos e seus descendentes e com grande poder de mobilização, organização e resistência. Para finalizar, está disponível no site da Edufba uma resenha, feita por Gustavo Ruiz Chiesa, do livro Entre a oralidade e a escrita: a etnografia nos candomblés da Bahia, de autoria de Lisa Earl Castillo. Esta obra analisa a interação entre oralidade e escrita nos processos de transmissão do saber nas comunidades religiosas afro-brasileiras.