Início / Novidades / Noticias / Edufba lança livro no TCA

Edufba lança livro no TCA

A Edufba realizou, na última quarta-feira (14), o lançamento da obra A Mitologia Maldita: estereótipos políticos e raciais na gênese da indústria cultural, do autor Renato da Silveira. O evento ocorreu no Foyer do Teatro Castro Alves e contou com a presença de amigos, colegas de trabalho do autor e amantes da leitura.

 

Entre os convidados, estava Nildão, designer, cartunista e amigo de longa data de Renato. Para o artista, o livro de Silveira é crucial na análise de como diversos filmes trazem uma representação problemática  de minorias sociais. “Ele mostra o quanto fomos conduzidos a ter uma visão negativa dos africanos a partir da propaganda, a partir dos filmes. Por exemplo, filmes com personagens mexicanos e negros são retratados como se fossem uma coisa meio abobalhada, sempre numa forma negativa, como pra dizer 'olha, a gente explora eles porque eles têm uma alma meio infantil’, isso é um absurdo”, comenta.

 

Expor a influência que os produtos culturais exercem na construção de estereótipos era o principal objetivo de Renato. De acordo com o autor, reassistir filmes da sua infância com um pensamento mais crítico foi o ponto de partida para o que viria a ser o A Mitologia Maldita

 

"Comecei a ver esses filmes e a me dar conta de como a minha cabeça tinha sido manipulada para que eu fosse racista, porque todos os bandidos eram negros, índios ou orientais. Quando, anos depois, eu já com a cabeça mais crítica, comecei a ver esses filmes e me dei conta da manipulação que eu tinha sofrido, comecei então a tomar notas e foi aí que começou minha pesquisa", conta o autor.

 

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram