Início / Novidades / Noticias / Edufba lança livro sobre arte, gênero e sexualidade

Edufba lança livro sobre arte, gênero e sexualidade

A vontade de expor – arte, gênero e sexualidade“ é o título do novo livro do professor Leandro Colling, da UFBA. A obra será lançada na próxima quarta-feira (10), às 18h, no canal da Edufba no YouTube.

Resultado de uma pesquisa feita entre 2019 e 2020 (quando o autor foi professor visitante na Universidade de Sevilha) e financiada pelo programa Capes/Print, o livro analisa exposições que estiveram em cartaz em museus nas cidades de Madri, Barcelona, Valência e Sevilha e que tratavam sobre diversidade ou dissidência sexual e de gênero. Além de artistas que integram essas exposições, o autor também analisa obras de José Pérez Ocaña e Abel Azcona e apresenta uma série de outras produções artísticas (teatro, cinema, dança, canto e performance) que ele consumiu paralelamente no período da pesquisa.

“Para as pessoas em geral, eu penso que o livro pode servir como um guia para conhecer uma série de artistas. Já para as pessoas mais ligadas à academia, acredito que ofereço algumas contribuições de ordem mais conceitual. Por exemplo, problematizo a distinção entre performance e performatividade de gênero (presente em Judith Butler) e faço uma crítica às chaves de leitura da arte queer do fracasso (de Jack Halberstam), negatividade e pulsão de morte (Lee Edelman) e infelicidade (Sara Ahmed) e tento oferecer outras chaves para pensar essas produções artísticas, inspiradas de José Esteban Muñoz e nos próprios artistas da cena espanhola e também brasileira”, explica Leandro Colling.

O autor, em diálogo com a conhecida obra de Michel Foucault, evidencia como, ao mesmo tempo em que em se amplia a “vontade de expor” obras artísticas sobre gênero e sexualidade nos museus, também se mantém a vontade de categorizar, mesmo quando artistas e pesquisadores/as se dizem influenciados/as por perspectivas teóricas que, historicamente, tiveram como proposta principal criticar as categorizações, os binarismos e dicotomias, a exemplo dos estudos queer, uma das principais influências no pensamento do pesquisador. “A “fúria categorizante” não atinge apenas curadores/as e pesquisadores/as mas também alguns artistas, como revela a análise que fiz da exposição de Henrik Olesen, que esteve em cartaz no Reina Sofia, o que me motivou a realizar uma reflexão sobre o anacronismo na história da arte”, conta Colling.

Assim como em muitas obras da arte contemporânea foi, e em muitos casos ainda é, importante o processo, no livro A vontade de expor também é possível conhecer como a pesquisa foi realizada. Para isso, em determinados momentos, o autor relata como chegou em cada uma das cidades, como descobriu as exposições, que temas elas o motivaram a ler e pesquisar, de que modo as obras o afetaram.

Sobre o autor

Leandro Colling é docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É um dos criadores e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS).

O que: lançamento do livro A vontade de expor – arte, gênero e sexualidade

Com quem: Leandro Colling, Assumpta Sabuco, João Manuel de Oliveira e Marcelo de Trói

Quando: 10/3/21, às 18h

Onde: canal da Edufba no YouTube