Edufba participa da XI Bienal do livro da Bahia
Dentre as diversas promoções, a Editora oferece 50% de desconto em obras selecionadas
A Editora da Universidade Federal da Bahia marca presença, mais uma vez, na 11ª Bienal do Livro da Bahia, que acontece em Salvador, no Centro de Convenções, de 8 a 17 de novembro. Os ingressos custam R$ 4,00 e a meia-entrada é permitida para estudantes e idosos que apresentarem comprovante de matrícula e carteira de identidade. Durante o evento, a Edufba irá realizar diversas promoções, incluindo os últimos lançamentos. O Livro do Dia terá 50% de desconto e na compra do kit fechado da coleção “Corpo, Convívio e Linguagem”, o cliente terá direito a 50% de desconto. Além dessas promoções, todos os títulos comercializados, inclusive de outras editoras, terão 20% de desconto.
O Livro do Dia: todos os dias durante a Bienal, dois livros da Editora estarão com 50% de desconto, incluindo o sucesso Escravidão e suas sombras e o lançamento do BTS em retalhos: ações poéticas em cinco portos da Baía de Todos os Santos: Baiacu, Itaparica, Matarandiba, Coqueiros e Ilha de Maré.
Confira os livros da promoção Livro do Dia: Sexta-feira – 08/11
Projeto Unesco no Brasil: textos críticos Cláudio Luiz Pereira e Livio Sansone (Org.) Esta obra apresenta uma seleção dos trabalhos apresentados no Colóquio Internacional Projeto UNESCO no Brasil 50 Anos Depois, realizado em janeiro de 2004 em Salvador. Estuda o impacto do Projeto UNESCO no panorama intelectual e nas ciências sociais no Brasil, com o objetivo de reconstruir sua história, repensar seu modelo e analisar seus resultados frente às novas dinâmicas que se estabeleceram na sociedade brasileira.
Sábado – 09/11
A vida de José de Alencar
Autor: Luís Viana Filho
A biografia de Alencar inclui, além de seu lado escritor, o desenvolvimento de sua carreira política como deputado, chefe da Secretaria do Ministério da Justiça e ministro da Justiça, facetas menos estudadas de um homem que devotou sua curta vida de 48 anos à construção de um pensamento expressivo, quantitativa e qualitativamente, sobre o Brasil.
Corpocidade: debates, ações e articulações
Fabiana Dultra Britto e Paola Berenstein Jacques (Org.)
Com o objetivo de promover o debate público sobre as relações entre corpo, cidade e estética, esta obra divide-se em Debates, que traz textos de professores e pesquisadores; Ações, que traz intervenções urbanas realizadas durante o encontro CORPOCIDADE – debates em estética urbana; e Articulações, que publica algumas passagens da revista Dobra, editada por estudantes colaboradores da plataforma.
Domingo – 10/11
A vida de Eça de Queiroz
Autor: Luís Viana Filho
O mais popular escritor luso do século XIX ganha nesse livro uma narração essencialmente verdadeira de sua vida. Os seus aspectos pessoais e seu método de trabalho, incluindo a construção de suas personagens, como o curiosa poeta satânico Fradique Mendes, são abordados com extremo cuidado. Uma de suas criações mais curiosas é Fradique Mendes, poeta satânico, culto, exótico e aventureiro, ele representa alguns dos aspectos da própria personalidade de Eça, desvendada a partir de muita pesquisa pelo biógrafo Viana Filho.
Azulejos da Reitoria
Publicado em 1953, Azulejos da Reitoria cataloga os quase 90 painéis de azulejos que ornamentam o Palácio da Reitoria. A obra é composta por imagens e dados sobre os azulejos que enobrecem os aposentos do Palácio, além de panoramas históricos sobre a azulejaria praticada em Portugal e no Brasil. Com prefácio do então Reitor, Edgar Santos, o livro é um registro deste que é um dos patrimônios artísticos e históricos de Salvador e reafirma a importância cultural do Palácio da Reitoria para a cidade.
Segunda-feira – 11/11
A saúde do trabalhador na Bahia: história, conquistas e desafios
Autor(a): Letícia Nobre, Paulo Pena e Rosanita Baptista (Org.)
A saúde do trabalhador, em qualquer lugar, sempre tem uma grande história. No Brasil, sua construção se deu no contexto do processo de redemocratização do país. Na Bahia, para entendê-la, é necessário abordar o papel das instituições e seus atores, do movimento social sindical, da criação do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador Salvador Allende (CESAT). Todo este processo, ocorrido nas últimas duas décadas, está presente neste livro.
Expropriados terra e água: O conflito de Itaipu
Autora Guiomar Inez Germani
Escrito nas “trincheiras” da Resistência à construção da Hidroelétrica de Itaipu, a maior usina hidroelétrica do mundo, o livro relata e analisa a estratégia da empresa Itaipu Binacional, como se estabeleceu a resistência organizada pelos trabalhadores rurais e traz diversos documentos em anexo, entre eles estão fotos, atas, folhetos, o mapa da localização da Usina e área do reservatório de Itaipu
Terça-feira – 12/11
De olho na rua
Autora:Fernanda Gonçalves Almeida
Neste livro, a autora discute como o fenômeno da criança e do adolescente em situação de risco está sendo visto e tratado por instituições, particularmente por uma organização não governamental.
Inselberge: ilhas terrestres
Autores: Geraldo Marcelo Pereira Lima, Félix Ferreira de Farias, Johildo Salomão Figueiredo Barbosa, Luiz César Corrêa Gomes
Este livro é proveniente de uma pesquisa inédita no Brasil. Seus registros fotográficos são oriundos dos mais de 12 mil quilômetros de estradas e vias de chão batido pelo semiárido da Bahia. Além deste trabalho de campo, foram dois anos de desenvolvimento deste projeto com o objetivo de incentivar a conservação e preservação de admiráveis monumentos geológicos naturais e patrimônio cultual do Brasil.
Quarta-feira – 13/11
Estilos gerenciais e o impacto da longevidade das organizações
Autor:Eduardo Fausto Barreto
Fruto de observações empíricas ampliadas através de estudos efetuados no Grupo de Pesquisa sobre História da Gestão Empresarial da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, esta obra faz uma reflexão sobre a gestão, cerne das organizações, cujo impacto incide dentro de uma rede onde se inserem pessoas, organização e contexto.
Reflexões sobre temas da atualidade
Autor:Roberto Figueira Santos
A obra traz um conjunto de discursos, pronunciamentos e artigos de autoria do professor Roberto Figueira Santos. São textos que revelam fatos, eventos e iniciativas para a saúde e a educação, que foram publicados em diversos livros e jornais e agora se encontram reunidos e disponíveis neste título.
Quinta-feira – 14/11
Formação, trabalho e sociedade Adriana Paula Oliveira Santos e Vera Fartes (Org.)
Publicada em 2010, a obra traz um debate acerca da relação do homem e a sua formação, com o objetivo de despertar o interesse sobre suas vivências e experiências cotidianas enquanto construção cultural. Nela são abordados temas como os fundamentos, princípios, concepções e objetivos da educação profissional e tecnológica no Brasil, as percepções sobre os diplomas acadêmico e profissional do ensino superior brasileiro, entre outros.
BTS em retalhos: ações poéticas em cinco portos da Baía de Todos os Santos: Baiacu, Itaparica, Matarandiba, Coqueiros e Ilha de Maré
Viga Gordilho (Org.)
BTS em retalhos é “dedicado aos habitantes que vivem na BTS, do outro lado do mar” e consiste em um estudo conduzido por professores universitários e gestores públicos de onze instituições baianas. Química, Artes, Oceanografia, Educação, História, Biologia, Antropologia, Administração, dentre outras áreas, se articulam para solucionar problemas da Baía, representando, de forma inteligente e inovadora, a ligação entre ciência e arte e a convergência entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, através de ações poéticas, tendo como recurso a linguagem artística.
Sexta-feira – 15/11
Aprender fazendo: a interdisciplinaridade na formação em saúde coletiva
Darci Neves Santos e Cristina Larrea Killinger (Org.)
Este livro aborda a interdisciplinaridade e o perfil do sujeito no campo da Saúde Coletiva, trazendo reflexões sobre a prática nesta área. Dividida em três partes, esta publicação traz também perspectivas e desafios enfrentados pelo campo da saúde coletiva, através de olhares experientes. O ponto de partida para sua organização foi uma viagem ao Parque Estadual de Canudos-Bahia, que aconteceu na semana de abertura dos cursos de Mestrado e Doutorado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), em 2010.
Arteducação, vida cotidiana e Projeto xé
Ana Bianchi dos Reis (org.)
Esta obra relata as vivências oportunizadas aos meninos do Projeto Axé pelo Projeto Quietude da Terra visando a troca de conhecimento entre 19 artistas internacionais e os educandos da instituição. Descreve esta experiência sobre a ótica do artista, dos meninos e dos educadores. Divide-se em três partes: a primeira apresenta a concepção de educação e orientação pedagógica dos dois projetos, a segunda aborda os métodos desenvolvidos no cotidiano e, na última, especialistas desvendam outros olhares sobre o processo.
Sábado – 16/11
Escravidão e suas sombras
João José Reis e Elciene Azevedo (Org.)
Constituído por nove capítulos, sendo um deles escrito por João José Reis, Escravidão e suas sombras traz temas como violência do tráfico de escravos e rituais africanos, reunidos em histórias que permitem uma leitura plural, transigente e aberta sobre os personagens e as instituições que compuseram a paisagem da escravidão e da liberdade no Brasil. Educação básica: contribuições da pós-graduação e da pesquisa Robinson Tenório e José Albertino Lordêlo (Org.) Dos diálogos travados no cotidiano do funcionamento e da gestão do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, a palavra-chave do livro – educação básica − foi evoluída para a organização das diversas contribuições dos docentes, mestrandos e doutorandos reunidas neste livro. Desta forma, cada capítulo traz uma resposta específica dos autores à questão.
Domingo – 17/11
Gradis Modernos de Salvador
Autora : Najla Lucresia de Sales Ribeiro
A obra é resultado de um estudo da autora Najla Ribeiro, que procurou documentar as separações arquitetônicas que são os gradis de ferro forjados e/ou laminados, principalmente aqueles que foram manufaturados na segunda metade do século XX, recebendo a influência do modernismo. A pesquisa apresenta depoimentos de muitos criadores vivos e de pessoas ligadas à criação desse objeto. Aponta também algumas transformações da sociedade e como elas se refletiram no desenho dos gradis, como forma de adequação a arquitetura.
Canô Velloso: lembranças do saber viver
Autores: Antonio Fernando Guerreiro de Freitas, Arthur de Assis
O roteiro deste livro de memórias contempla um conjunto de temas e situações que fizeram parte das rotinas e vivências de Dona Canô. Foi possível obter informações preciosas, comentários pertinentes e um olhar sempre sensível e crítico, sem a pretensão de encontrar qualquer tipo de homogeneidade no conjunto de informações obtidas. As falas prazerosas de Canô foram acompanhadas pela alegria de relembrar muitas coisas do passado, tudo revestido por um permanente bom humor.
Serviço
O quê: EDUFBA na 11ª Bienal do Livro de Salvador
Quando: 08/11 (12h às 22h); 09/11 a 17/11 (10h às 22h)
Onde: Centro de Convenções da Bahia
Quanto: R$ 4,00 e R$ 2,00 (estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais)
Mais informações: www.bienaldolivrodabahia.com.br