Início / Novidades / Noticias / EDUFBA permite e incentiva o acesso livre às suas obras através do Repositório Institucional (08/01/2013)

Com o intuito de facilitar o acesso às suas obras e diminuir a distância entre livros e leitores, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) promove e contribui com canais que auxiliam na disseminação do conteúdo produzido nas instituições de ensino superior brasileiras. Foi por este motivo que, com a implantação do Repositório Institucional (RI) da UFBA em setembro de 2010, a EDUFBA passou a disponibilizar suas obras gratuitamente.

O RI contava, no ano de sua implantação, com duas comunidades ativas: EDUFBA, com 123 itens, e Memória, com 230 itens. O número cresceu bastante e, em outubro de 2012, já existiam 37 comunidades e 6.100 itens depositados, sendo 4.349 artigos científicos, 215 livros com texto completo de diversas áreas do conhecimento e 1.536 outras produções. Atualmente, o Repositório Institucional da UFBA recebe, em media, 1.500 acessos diários.

De acordo com a diretora da EDUFBA Profa Flávia Rosa, “a implantação do RI significou a adoção de uma política de acesso aberto que ampliou a visibilidade da produção científica da UFBA, permitindo que a pesquisa realizada na Instituição fosse disponibilizada para um público amplo”. Visando incentivar o depósito de obras no RI, a EDUFBA adotou a seguinte medida: desde 2008 todas as obras publicadas pela Editora são, seis meses após o lançamento, disponibilizadas gratuitamente no Repositório mediante cessão de direitos autorais. Esta prática contribuiu com o aumento do número de obras e trabalhos científicos disponíveis.

O Repositório Institucional da UFBA tem, atualmente, reflexo direto na preservação e disseminação na produção científica da Instituição em âmbito mundial. Em 2011 recebeu o prêmio de repositório com maior número de depósitos de artigos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e foi considerado o 2º mais povoado entre as Instituições Federais de Ensino Superior do país que já possuem seus próprios repositórios. Entretanto, o número de trabalhos inseridos no RI ainda é considerado pequeno. Por esse motivo foi criada, em 2012, uma publicação semanal denominada ALERTA, que divulga o conteúdo disponibilizado no Repositório.

O ALERTA tem o objetivo de informar e atualizar a comunidade científica nacional e internacional e o público externo ao ambiente acadêmico sobre os trabalhos inseridos no Repositório, ampliando a visibilidade da produção acadêmica da Instituição e do próprio RI, possibilitando a democratização do acesso ao conhecimento científico e estimulando os pesquisadores a realizar a inscrição de seus trabalhos. O ALERTA circula uma vez por semana e é amplamente divulgado para públicos diversos e pesquisadores. Para acessá-lo clique aqui.