Início / Novidades / Noticias / Entrevista com coordenador do Repositório Institucional da UFBA

Entrevista com coordenador do Repositório Institucional da UFBA

Rodrigo Meirelles fala sobre o uso do RI e a sua importância para a universidade

Por Camila Fiuza

 

“Não existe limite por quantidade de download e de tamanho do arquivo para depósito.”, diz Meirelles, Coordenador do Repositório Institucional da UFBA

 

Toda comunidade interna e externa da UFBA pode fazer download gratuitamente de todos os documentos disponíveis no RI/UFBA. Estudantes e professores da universidade podem divulgar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, extensão ou ensino no site. Algumas pessoas podem ter dúvidas na hora de publicar o material, e para suprir essa demanda o Repositório Institucional da UFBA oferece treinamento sempre que solicitado. Rodrigo Meirelles, coordenador do Repositório Institucional da UFBA, explica como são feitos os treinamentos e fala sobre a importância do RI/UFBA na entrevista a seguir, confira:  

 

- Qual a finalidade e como são feitos os treinamentos do RI/UFBA?

Conscientizar a comunidade da UFBA sobre a importância do RI como ferramenta de pesquisa, preservação, gestão, disseminação e divulgação da produção da UFBA e capacitar os usuários para realizar pesquisas, depositar itens e realizar atividades de gestão (para os usuários designados). Os treinamentos são realizados no laboratório de informática do setor de referências da Biblioteca Macedo Costa e nas unidades da UFBA. São agendados pela equipe do RI e por solicitação das unidades.  

- Como as obras são disponibilizadas no site? Qualquer pessoa pode divulgar o seu trabalho no Repositório Institucional da UFBA? Como isso é feito?

Os depósitos são realizados por autoarquivameto (o próprio autor realiza os depósitos no sistema) e pela equipe do RI. Deve ser produzido (autor ou coautor) por membro(s) da UFBA e resultar de atividades de pesquisa e desenvolvimento, extensão ou ensino. O usuário deve solicitar a permissão pelo email repositorio@ufba.br  

- Existe uma quantidade limitada de downloads?

Não existe limite de quantidade e de tamanho do arquivo para depósito.  

- A quantidade de documentos é atualizada em quanto tempo?

Diariamente. Os depósitos são realizados por autoarquivameto (o próprio autor realiza os depósitos) e pela equipe do RI.    

- Qual a importância dessa ferramenta tanto para o meio acadêmico como para o publico externo da UFBA?

Para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, preservação da memória e como ferramenta de gestão da produção da UFBA. Para a comunidade externa como uma importante ferramenta de pesquisa seja na área das artes, das ciências ou humanidades, além de ser considerado como modelo de funcionamento por diversas instituições.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram