Início / Novidades / Noticias / Espaço do autor de agosto entrevista Luciana da Cruz Brito

Espaço do autor de agosto entrevista Luciana da Cruz Brito

Escrito por Luciana da Cruz Brito, Temores da África: segurança, legislação e população africana na Bahia oitocentistaé uma obra que traça um paralelo entre dois eventos que projetaram sombra duradoura sobre os temas da escravidão e do racismo no século XIX: a lei de abolição do tráfico negreiro de 1831 e a repressão aos africanos libertos, que se dava através da aplicação de leis que tinham por objetivo controlar e punir a população africana da Província. Nesta edição do Espaço do Autor, a escritora fala sobre sua trajetória acadêmica, sempre em torno de um intensa pesquisa sobre a história da escravidão nas Américas e da diáspora africana.

Graduada em história pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luciana realizou mestrado e doutorado na mesma área na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. Além disso, é pós-doutoranda no departamento de história na City University of New York (CUNY) como bolsista da Andrew W. Mellon Foundation. A autora estuda, particularmente, a área de história da escravidão e abolição nas américas numa perspectiva transnacional e compara, com ênfase no Brasil e Estados Unidos

Leia a entrevista completa aqui.