Início / Novidades / Noticias / Espaço do Autor de março entrevista Lidiane Pinheiro

Espaço do Autor de março entrevista Lidiane Pinheiro

No Espaço de Autor do mês de março, conversamos com Lidiane Pinheiro, autora do livro “A construção do acontecimento histórico: o discurso do Jornal O Estado de S. Paulo sobre a Guerra de Canudos e sobre as comemorações do seu centenário”, lançado pela Edufba no V Festival de Livros e Autores da UFBA, em dezembro do ano passado. Nele, a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aborda o tratamento que o jornal O Estado de S. Paulo conferiu à Guerra de Canudos, conflito ocorrido no norte da Bahia, nos últimos anos do século XIX. A autora usa documentos históricos do periódico, que à época do acontecimento enviou seu próprio correspondente, o jornalista Euclides da Cunha, à região, analisando a abordagem feita por ele durante o conflito e posteriormente nas datas comemorativas, além da abordagem contemporânea. O objetivo do livro é refletir como em uma época de profunda valorização do “presentismo” o jornal impresso celebra o passado e resgata o acontecimento histórico.

Lidiane Pinheiro é professora adjunta do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Uneb e pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa CEPAD-UFBA (Centro de estudos e pesquisa em Análise de Discurso) e LOGOS-UFBA (Comunicação estratégica, marca e cultura). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Graduada em Comunicação Socia/Relações Públicas pela Uneb.

Leia a entrevista completa aqui.