Início / Novidades / Noticias / Espaço do autor de outubro entrevista a autora Theresinha Guimarães Miranda

Espaço do autor de outubro entrevista a autora Theresinha Guimarães Miranda

No Espaço do Autor de outubro, trazemos uma entrevista com Theresinha Guimarães Miranda, autora de quatro livros editados e publicados pela Edufba. Na edição desse mês, a autora fala sobre educação inclusiva- seu objeto de estudo por anos, e de como a sociedade está se organizando para atender as pessoas com deficiência, por meio de políticas públicas mais inclusivas, principalmente na área de Educação.

Theresinha é licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na Universidade Paris XIII e pós-doutorado na Universidade de Umeã, na Suécia. Além disso, a autora é professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e líder do grupo de pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.

Pela Edufba já publicou quatro títulos nos últimos sete anos. Em 2009, a autora publicou Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas, dois anos mais tarde, em 2011, lançou Educação especial em contexto inclusivo: ação e reflexão, um ano depois, escreveu O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. A quarta colaboração entre Theresinha e a Editora aconteceu este ano, com o lançamento de seu mais novo trabalho Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar.

Leia a entrevista completa aqui.