Início / Novidades / Noticias / Espaço do autor de setembro faz entrevista dupla: Jeferson Bcaelar e Luiz Mott

Espaço do autor de setembro faz entrevista dupla: Jeferson Bcaelar e Luiz Mott

Escrito pelos professores Jeferson Bacelar e Luiz Mott, a obra  A comida baiana: cardápios de um prisioneiro ilustre (1763) apresenta, através dos cardápios de um prisioneiro, uma reconstrução minuciosa da alimentação da Bahia no século XVIII. Nele, pela primeira vez, de forma constante, aparece o trinômio feijão, arroz e farinha, mistura que se tornaria a marca registrada não só da cozinha baiana, mas nordestina e de grande parte do território nacional. É um livro que, através dos cardápios, sinaliza que não reproduzimos mecanicamente no Brasil a cozinha tradicional portuguesa, porém, sem a sua presença jamais criaríamos uma culinária brasileira tal como se consolidou, formada com adaptações, acréscimos e incorporações de outras culturas. Portanto, se trata de um livro obrigatório para os estudiosos da culinária nacional, muito particularmente para aqueles que ainda só olham para a Bahia tendo em mente a “comida de azeite”. Nesta edição do Espaço do Autor, os autores falam sobre a experiência de escrever o livro — baseado em um manuscrito inédito resgatado no Arquivo Público da Bahia—, comentam sobre a interseção entre os temas gastronomia e antropologia, e por fim, tocam em temas de suas trajetórias pessoais e profissionais.

Jeferson Bacelar trabalhou durante muito tempo como professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), até que um dia resolveu se aposentar e dedicar-se à pesquisa. Tornou-se, então, pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais e professor das pós-graduações em Antropologia e Estudos Étnicos e Africanos. Publicou pela Edufba diversos títulos ao longo da última década. Eles foram: “Vivaldo da Costa Lima: intérprete do Afro-Brasil” (2007); “Política, instituições e personagens da Bahia (1850 – 1930)” (2013); e, “Gingas e Nós: o jogo do lazer na Bahia” (2014).

Luiz Mott é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela USP, mestre em Etnologia pela Sorbonne, doutor em Antropologia pela Unicamp e professor titular aposentado do Dep. de Antropologia da UFBA. Mott também foi membro da Comissão Nacional de Aids do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Combate à Discriminação do Ministério da Justiça, além de decano do Movimento Homossexual Brasileiro. É autor de 15 livros, sendo “A comida baiana”, sua segunda publicação pela Edufba, tendo escrito e publicado em 2010 a obra “Bahia: inquisição & sociedade“.

Leia a entrevista completa aqui.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram