Início / Novidades / Noticias / Livro do Mês Edufba: As Donas do Canto (01/03/2011)

Livro do Mês Edufba: As Donas do Canto (01/03/2011)

Março será um mês especial para Editora da Universidade Federal da Bahia. Isso porque, nesse período, estão presentes datas importantes, como o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher. Com isso em mente, a editora lança a ação Livro do Mês Edufba, que dará destaque e descontos de 20% no livro escolhido, até 31 de março. Por isso, nada melhor do que uma publicação que aborde as duas principais temáticas do mês. Trata-se da obra As Donas do Canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador, da autoria de Marilda Santanna. Lançado pela Edufba no final de 2009, o livro obteve uma excelente repercussão na imprensa. Uma das aparições se deu na capa do caderno de cultura do jornal carioca O Globo (veja em http://glo.bo/noo3K), com matéria assinada por Leonardo Lichote.

Sobre o livro

As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador apresenta um estudo sobre as estrelas da Axé Music, a música do Carnaval da capital baiana. A versão abordada, que alcançou visibilidade nas últimas décadas, vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade. Toma-se como origem da participação destacada dessas artistas na cena do Carnaval a tradição construída em torno do tipo da baiana, que se pode observar desde o século XIX na literatura escrita no Rio de Janeiro e principalmente no teatro de revista e no cinema do século XX. A pesquisa ressalta a participação especial destas artistas no Carnaval e traça a continuidade entre aquele período e o período atual. No âmbito da cidade de Salvador, a partir da segunda metade da década de 1980, constitui-se um novo modelo de organização das práticas artísticas, contribuindo para uma nova configuração da indústria da música e do Carnaval e dando oportunidade ao aparecimento da intérprete-estrela neste ambiente. Esta nova configuração se verifica em três perfis: Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo. Analisa-se a trajetória de cada uma destas estrelas-intérpretes, no sentido de identificar os elementos constitutivos do seu êxito. Trata-se da capacidade de estabelecer-se enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.