Início / Novidades / Noticias / Livros publicados pela Editora da UFBA ganham prêmio que consagra a produção acadêmica sobre a história da Bahia (31/07/2012)

Cerimônia de premiação do I Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia acontece no dia 6 de agosto, às 17h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Promovido pela Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o I Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia divulgou seus vencedores. Da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), que está em fase de comemoração dos seus 20 anos de atividades, os livros Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909), de Robério Souza, e A raposa e a águia: J.J. Seabra e Rui Barbosa na Política Baiana da Primeira República, de Silvia Noronha Sarmento, ganharam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Obra Publicada.

No livro Tudo pelo trabalho livre!, Robério Souza aborda a vida dos trabalhadores ferroviários (negros, em sua maioria) no período pós-abolição e nos anos iniciais do período republicano. Acompanha a luta pelos direitos e conquistas sociais, os movimentos trabalhistas, os conflitos e a organização da classe. Apesar de ter como ponto de partida o contexto baiano, na construção da estrada de ferro da Bahia ao São Francisco, esta obra traz reflexões globais sobre o fim do escravismo e a liberdade dos trabalhadores.

A obra A raposa e a águia, por sua vez, traz à tona a história de J.J. Seabra e Rui Barbosa, importantes personagens da  política baiana durante os primeiros anos de instituída a República. O livro é dividido em três capítulos centrais: Os Contendores traz a origem familiar de ambos, A arena e as regras apresenta o contexto histórico-social da época e Confrontos e tréguas aborda os principais embates e convergências entre Seabra e Barbosa.

EDUFBA 20 ANOS

2012 é um ano especial para a Edufba, que tem como principal finalidade a difusão da produção científica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), funcionando como um canal de comunicação entre a academia e a sociedade. Hoje, a Editora possui um catálogo com mais de 800 títulos publicados nas mais diferentes áreas do conhecimento, dispõe de três livrarias próprias distribuídas por campus da Universidade e está presente em pontos de venda por todo o Brasil.

A Edufba parabeniza os autores por esta conquista. Para mais informações sobre o I Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia, clique aqui.