Início / Novidades / Noticias / No mês de novembro, o "Espaço do Autor" entrevista a autora Dayse Porto de Santana

No mês de novembro, a Edufba traz uma conversa com Dayse Porto de Santana, autora de um dos seus últimos lançamentos, "Série Ó Paí, Ó: ritmo e cultura da Bahia na TV".  Nesta nova edição do Espaço do Autor, a jornalista fala sobre  representatividades e televisão, ambos objeto de estudo da autora.

Formada em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Ufba, mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, e tendo estudado roteiro na Escuela Internacional de Cine y Televisión − EICTV, em Cuba, Dayse atua há mais de dez anos como criadora de conteúdo para televisão, cinema independente, web e outras plataformas. Nascida em Cachoeira, cidade do Recôncavo da Bahia, a autora se encantou desde cedo pelos ritmos e vozes de culturas negro-mestiças, passando a perceber, posteriormente, suas amplas influências, inclusive, nos meios de comunicação de massa. Como pesquisadora, interessa-se por fenômenos que "amalgamam" textos da cultura e mídias, especialmente as audiovisuais.

Seu livro se debruça sobre a série de televisão “Ó paí, ó”, com direção geral de Monique Gardemberg − mesma diretora do filme − ao passo em que levanta uma questão fundamental: como se constrói a representação da Bahia e do baiano nesse produto televisivo? Além disso, a obra busca aprofundar a discussão sobre cultura e configurações identitárias, tangenciando discussões antropológicas, entre outros aspectos. Encontram-se ainda reflexões sobre televisão e mídia, a partir de uma perspectiva transdisciplinar que integra estudos de teledramaturgia e audiovisual, comunicação, semiótica, oralidade e afins.

Leia a entrevista completa aqui.