Início / Novidades / Noticias / Nota de falecimento: Rosa Virgínia Mattos e Silva, um exemplo de mestra (17/07/2012)

Foi com muito pesar que a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) recebeu a notícia de falecimento da Dra. Rosa Virgínia Mattos e Silva, Professora Titular de Língua Portuguesa e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O sepultamento aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Profa. Rosa Virgínia muito contribuiu com a comunidade acadêmica brasileira, representando nacional e internacionalmente o nome da Bahia e da Universidade que foi sua casa. Pós-doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela atuou na graduação e na pós-graduação do Instituto de Letras da UFBA por muitos anos.

Para a Edufba, foi essencial a contribuição de Profa. Rosa: durante anos, foi membro do Conselho Editorial, parecerista e autora e/ou organizadora de três livros, dentre eles, Estruturas Trecentistas (2010). Muito querida por todos, foi homenageada no livro Novos tons de Rosa: para Rosa Virgínia Mattos e Silva (2009) e no livro Rosae (2012), que se encontra em fase de editoração e, em breve, será lançado.

Através desta nota, a Edufba envia seus pêsames aos parentes, amigos e colegas de Profa. Rosa Virgínia Mattos e Silva, agradecendo pela sua grande contribuição para o conhecimento acadêmico.