Início / Novidades / Noticias / Nota de pesar - Luís Henrique Dias Tavares

Nota de pesar - Luís Henrique Dias Tavares

É com profundo pesar que informamos o falecimento do historiador e escritor Luís Henrique Dias Tavares na manhã desta segunda-feira (22). Luís Henrique é autor de uma das obras mais importantes sobre a História da Bahia – de título homônimo -, publicado pela Edufba, em 2001, que reúne importantes informações sobre a formação do povo baiano, detalhes das povoações por região e a luta contra o despotismo. Outras oito obras do autor foram publicadas pela Editora, entre elas Abdicação de Pedro I: derrota do absolutismo, Bahia, 1798 (2ª edição) e Independência do Brasil na Bahia (Coleção Bahia de Todos).

Nascido em 1926, na cidade de Nazaré, Recôncavo da Bahia, Luís Henrique cursou geografia e história – bacharelado e licenciatura -, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 1948 e 1951. Doutor em história pelo concurso Livre Docência, foi professor emérito da UFBA e ocupou como titular a Cadeira I da Academia de Letras da Bahia. Carrega ainda diversos outros títulos, como os de Professor Honoris Causa da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Sócio Emérito do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Sócio Emérito da Academia Portuguesa da História.

Além disso, em 2011, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Dois de Julho, outorgado pelo Governo do Estado da Bahia, por defender o papel do estado baiano na Independência do Brasil. Luis Henrique Dias Tavares deixa uma extensa e rica bibliografia com mais de  27 obras que transitam pela historiografia e pela ficção.

Por meio desta nota, a Edufba se solidariza com todos os familiares e amigos(as) nesse momento de dor.

Confira aqui a entrevista concedida pelo historiador à Edufba, em 2016, quando completou seu 90º aniversário.