Início / Novidades / Noticias / "O barroco, a arquitetura e a cidade nos séculos XVII e XVIII", livro de Rodrigo Espinha Baeta, ganha o prêmio ANPARQ 2012 (25/09/2012)

É com grande satisfação que a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) comunica que a obra O barroco, a arquitetura e a cidade nos séculos XVII e XVIII, de autoria de Rodrigo Espinha Baeta, ganhou, na categoria “Melhor Livro – Texto Integral”, o prêmio ANPARQ 2012, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Esta obra, publicada em 2010, está disponível ao público no Setor Comercial Edufba (71 3283-6164) e em suas Livrarias, localizadas na cidade de Salvador.

Este livro revela uma apreensão do “espírito” que invadiu o mundo ocidental durante quase 200 anos, contribuindo para as discussões sobre a arquitetura e o espaço urbano desse momento tão importante da História da Arte. O resultado final do estudo ambiciona alcançar um juízo próprio sobre o arcabouço conceitual exposto na poética barroca, uma ação crítica só possível através do reconhecimento e da apreciação pessoal de muitas das mais importantes manifestações barrocas na arquitetura e no espaço urbano do Seicento e do Settecento.

Rodrigo Espinha Baeta graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais; especializou-se em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Ciudades y Viviendas en Iberoamérica pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, onde atualmente é professor. Em breve, apresentará ao público seu novo livro “Teoria do Barroco”, também publicado pela Edufba.

Informações adicionais sobre este livro
ISBN: 978-85-232-0702-1
Ano: 2010