Início / Novidades / Noticias / O livro "Corpocidade: debates, ações e articulações" editado pela Edufba teve seu lançamento realizado durante o evento Corpocidade: debates em estética urbana 2, no Rio de Janeiro e em Salvador.

O livro "Corpocidade: debates, ações e articulações" editado pela Edufba teve seu lançamento realizado durante o evento Corpocidade: debates em estética urbana 2, no Rio de Janeiro e em Salvador.

"Corpocidade: debates, ações e articulações" de Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto design Cacá Fonseca. O presente livro expõe um panorama das atividades realizadas pela plataforma CORPOCIDADE, nos últimos 2 anos, no sentido tanto de registrar e divulgar parte das conexões promovidas pela plataforma quanto de subsidiar a continuidade das discussões e das diferentes iniciativas de ações. Dentre suas atividades, destacamos o encontro artístico-acadêmico CORPOCIDADE – debates em estética urbana 1, realizado na UFBA, na cidade de Salvador em outubro de 2008, que promoveu um debate público entre seus colaboradores e um grande número de interessados na problemática das relações entre corpo, cidade e estética, cujas ideias e ações vinham se realizando como iniciativas isoladas. A plataforma de ações surgiu a partir da busca de uma lógica processual e participativa e de um desafeto compartihado às ações isoladas e pontuais. A própria experiência colaborativa de formatação e planejamento do 1o encontro mostrou-se de tal modo enriquecedora dos nossos ideais de interlocução que decidimos expandir o raio de ação e ressonância ao criar outros campos alternativos de participacão pública, abrindo frestas de interferência no processo de maturação desse debate, por meio de um programa de atividades complementares. Seu principal objetivo é subsidiar um processo de reflexão crítica, pesquisas e ações públicas sobre a questão do empobrecimento da experiência corporal urbana de seus habitantes, decorrentes do crescente processo de espetacularização das cidades contemporâneas, das artes e dos corpos. Este livro, que também não pretende ser um fim em si mas um convite a novas interlocuções, divide-se em três partes distintas, mas complementares: debates reúne textos de pesquisadores e professores que foram palestrantes ou membros da comissão artístico-científica do 1o encontro; ações traz as intervenções urbanas realizadas em Salvador durante este encontro, uma oficina preparatória realizada por estudantes do grupo e as atividades do intercâmbio realizado entre estes com estudantes da Bauhaus (Weimar) e por fim; articulações publica algumas passagens da revista Dobra, editada por estudantes colaboradores da plataforma, que foi criada para preparar previamente os debates presenciais mas que ganhou autonomia própria por sua potencialidade de trocas. A plataforma corpocidade, nesta publicação, configura-se como um campo de debates, ações e articulações em que o movimento opera como força criativa dos seus possíveis arranjos. O livro foi pensado à partir da ideia de dinâmicas processuais, traduzidas agora nos domínios de um livro-cartografia, cujos desenhos, trajetos, sentidos, conexões, localizações e procuras atualizam-se a cada leitura. Preço R$ 25,00

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram