Início / Novidades / Noticias / Podcast da Edufba recebe escritoras Denise Carrascosa e Luciany Aparecida

Podcast da Edufba recebe escritoras Denise Carrascosa e Luciany Aparecida

A edição de Maio do podcast Diálogos da Editora da Universidade Federal da Bahia discute as interfaces entre literatura e liberdade/encarceramento no episódio “Pode a subalterna falar?”. A seção recebe as críticas literárias Denise Carrascosa, professora do Instituto de Letras da UFBA e autora Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras (lançado pela Edufba em 2024) e Luciany Aparecida, pesquisadora e autora do romance Mata Doce (Companhia das Letras, 2023), da novela Florim (Paralelo13s, 2020), entre outros.

O episódio parte da experiência compartilhada pelas duas autoras no contexto do projeto “Corpos Indóceis e Mentes Livres”, dirigido por Denise há 14 anos no Conjunto Penal Feminino do Complexo Penitenciário Lemos Britto. O projeto visa a remissão de pena de mulheres sentenciadas através de oficinas semanais de leitura e escrita literária, a redução dos danos causados pela violência prisional e construção de consciência política e social. Essa experiência, abordada em diferentes partes de Corpo de Vento: Exu da Teoria, dão o tom ao episódio, com nome inspirado no texto “Pode o Subalterno Falar?” de Gayatri Spivak, socióloga com quem a obra de Denise dialoga.

As convidadas falam de temas como a importância da arte para a construção de autonomia de pessoas encarceradas e subalternizadas, o papel da literatura em visibilizar (tanto no campo intelectual quanto nos campos sociais e afetivos) a experiência de pessoas vistas socialmente “com desprazer”, nas palavras de Luciany, e construir novas visões de mundo para além de discursos e formas de atuação social predominantes.

Em Corpo de Vento: Exu da Teoria, temáticas semelhantes são aprofundadas em capítulos como “Literatura abolicionista: rotas de fuga das prisões”. O livro traz também, em diversos momentos, diálogos entre a obra de Carrascosa e Aparecida, como em “Dita sonhava ser nomeada poeta”, um ensaio sobre a protagonista da novela "Florim”.

O podcast Diálogos está disponível na plataforma Spotify. Para comprar Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acesse nosso catálogo na Amazon.