Início / Novidades / Noticias / Podcast da Edufba recebe Fabio Velame

Podcast da Edufba recebe Fabio Velame

O décimo sexto episódio do Diálogos aborda , da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), “Arquiteturas afro-brasileiras”, recebe Fábio Macêdo Velame, autor publicado pela Edufba e atual diretor da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Velame falou sobre sua pesquisa sobre as arquiteturas de terreiro, quilombo, e outras formas de arquiteturas afro-brasileiras, abordando os fatores que caracterizam esta: aspectos religiosos, relação com a temporalidade, processos de (des)territorialização impostas a pessoas negras (e a suas práticas religiosas). O professor e arquiteto está em 5 obras publicadas na Edufba, entre elas Arquiteturas crioulas: os terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix e Arquiteturas dos quilombos da Bahia: território, natureza, tempo, cultura, etnicidade, que organizou ao lado da professora Any Ivo Brito, ambas ganhadoras do prêmio Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo de 2024.

Em "Arquiteturas crioulas: os terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix", livro que assina sozinho, trata das arquiteturas dos terreiros de Candomblé das cidades de Cachoeira e São Félix, no recôncavo baiano, abordando os aspectos arquitetônicos que os diferenciam, suas especificidades e suas relações com essas cidades. Para tanto, busca compreender como a cultura afro-brasileira, no universo particular desses candomblés, constitui a arquitetura dos seus templos afro-brasileiros. Candomblés que com seus nomadismos, desterritorializações, heterogeneidades, e apropriações espaciais dados pelos seus rituais, compõem uma rede de lugares sagrados afro-brasileiros que constroem essas Cidades Afro-diásporicas.

O podcast Diálogos está disponível na plataforma Spotify. Para comprar o livro, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acesse nosso catálogo na Amazon.

 

 

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram