Início / Novidades / Noticias / Seminário sobre Repositório Institucional e Acesso Livre (Open Access)

Seminário sobre Repositório Institucional e Acesso Livre (Open Access)

A Universidade Federal da Bahia convida a comunidade acadêmica para o Seminário Repositório Institucional e Acesso Livre (Open Access) que acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA – Campus Universitário de Ondina, conforme  a programação abaixo: 1º dia – 9 de setembro MANHÃ – das 9:00 às 12:00 horas – Para os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UFBA e dirigentes da Administração Central - Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, (Portugal), responsável pela implantação do RepositóriUM e coordenador científico e técnico do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)

  • Introdução ao Open Access: O que é, por que é necessário e como concretizá-lo?
  • Os Repositórios Institucionais (RI) ao serviço das universidades e dos pesquisadores
  • Autoarquivamento de conteúdos acadêmicos
  • A experiência do Repositório da Universidade do Minho, projeção para o futuro dos RI.

- Flávia Garcia Rosa, diretora da Edufba, Universidade Federal da Bahia

  • Repositório da UFBA

- Debate TARDE – das 14:00 às 17:00 horas – Aberto à comunidade da UFBA (pesquisadores, professores e estudantes)

  • Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, (Portugal), responsável pela implantação do RepositóriUM e coordenador científico e técnico do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)
  • Introdução ao Open Access: O que é, por que é necessário e como concretizá-lo?
  • Os Repositórios Institucionais ao serviço das universidades e dos pesquisadores
  • Autoarquivamento de conteúdos acadêmicos
  • A experiência do Repositório da Universidade do Minho, projeção para o futuro dos RI.

- Flávia Garcia Rosa, diretora da Edufba, Universidade Federal da Bahia.

  • Repositório da UFBA

-Debate 2º dia – 10 de setembro O convidado Eloy Rodrigues e a equipe do RI da UFBA ficarão à disposição dos Programas de Pós-Graduação para tirar dúvidas e implantar comunidades. MANHÃ – das 9:00 às 12:00 horas TARDE – das 14:00 às 17:00 horas SOBRE ELOY RODRIGUES Eloy António Santos Cordeiro Rodrigues licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Biblioteca e Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Na Universidade do Minho, onde trabalha desde 1992, foi Chefe de Divisão de Informação de 1997 a 2002 e é Diretor dos Serviços de Documentação até a presente data. O foco do seu trabalho tem sido o desenvolvimento de bibliotecas digitais, a formação de bibliotecários e utilizadores de bibliotecas e a promoção do acesso livre à literatura científica (Open Access) através de repositórios institucionais. É autor de mais de três dezenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre estas matérias. Em 2003, liderou a criação do RepositóriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho, chefiando esse serviço desde então. No final de 2004 contribuiu para a definição da política da Universidade de Minho de acesso livre à sua produção científica. Dinamizou o Grupo de Trabalho sobre o Acesso Livre (Open Access) estabelecido pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas em 2007, e desde Julho de 2008 lidera, sendo o responsável científico e técnico, a equipe da Universidade do Minho que desenvolve o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt). Ao nível europeu, foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association) em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e coordena a participação da Universidade do Minho em vários projetos financiados pelo 7º Programa Quadro da UE relacionados com os repositórios e o Open Access. Nos últimos cinco anos, a convite de diversas universidades e outras organizações, realizou mais de três dezenas de palestras, seminários e outras acções de divulgação ou formação sobre o acesso livre ao conhecimento e os repositórios institucionais, na Europa (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e França), em Moçambique e no Brasil. Solicitamos confirmação de participação através do e-mail edufba@ufba.br ou pelo telefone 3283-6160. Realização:  PRPPG  –  EDUFBA  –  CPD  –  ICI

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram