Início / Novidades / Noticias / XXV Reunião Anual da ABEU acontece em Brasília entre os dias 11 e 13 de abril (09/04/2012)

Entre os dias 11 e 13 de abril, acontece a XXV Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que encontra a programação da I Bienal do Livro de Brasília, reúne representantes de editoras universitárias de todo o Brasil e ainda conta com convidados especiais, com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos e fomentar discussões em prol do mercado brasileiro de livros universitários.

No dia 11, às 16 horas, ocorre a abertura do encontro com apresentação musical e a mesa significado das editoras universitárias para as instituições de ensino superior e para o país. Para encerrar a noite, um coquetel especial. Na quinta-feira, 12, às 9h, ocorre a mesa O lugar das editoras universitárias na estrutura organizacional das instituições de ensino superior. Após café da manhã, é hora de debater a Missão das editoras universitárias e sua profissionalização. O almoço do dia é na FINATEC. Na primeira parte da tarde, é a vez da mesa Editoras universitárias: entre a academia e o mercado. Após uma pequena pausa, convidados debatem As editoras universitárias e o processo de internacionalização das instituições de ensino superior.

A partir das 9h, na sexta-feira (13), acontece a Reunião de Regionais da ABEU. Depois de uma pausa para o café, a presidência da ABEU coordena uma Assembleia Geral. Após o almoço, é hora de uma oficina de trabalho coletivo, intitulada Livros eletrônicos: produção e comercialização. No final da tarde, uma mesa de encerramento sintetiza a reunião e define encaminhamentos. Para finalizar a XXV Reunião Anual da ABEU, os participantes se reúnem para jantar comemorativo. Confira, a seguir, a programação completa e os convidados das mesas.

Programação - XXV Reunião Anual da ABEU

11/04 – Quarta-feira

16h30 – Mesa de abertura: O significado das editoras universitárias para as instituições de ensino superior e para o país

Mediação: Professora Lúcia Helena Pulino (Diretora de Difusão Editorial da ABEU e Diretora da Editora UnB) | Composição da mesa: José Geraldo de Sousa Junior (Reitor da UnB) e José Castilho (Presidente da ABEU)

12/04 – Quinta-feira

09h00 – Mesa Temática 01: O lugar das editoras universitárias na estrutura organizacional das instituições de ensino superior

Mediação: Maria das Graças Monteiro Castro (Diretora Secretária da ABEU e Diretora da Editora UFG) | Composição da mesa: Helgio Trindade (Reitor da Universidade Federal da Integração Latino-americana), João Luiz Martins (Presidente da ANDIFES e Reitor da UFOP) * e Amaro Henrique Pessoa Lins (Secretário da Educação Superior – SESU/MEC e ex-Reitor da UFPE) *.

* A confirmar

11h00 – Mesa Temática 02: A missão das editoras universitárias e sua profissionalização

Mediação: Flávia Garcia Rosa (Diretora de Eventos da ABEU e Diretora da Editora UFBA) | Composição da mesa: Carlos Alberto Torres Gianotti (Diretor Financeiro da ABEU e Editor Executivo da Editora UNISINOS) e Jézio Gutierre (Editor Executivo da Editora UNESP e docente da UNESP).

14h00 – Mesa Temática 03: Editoras universitárias: entre a academia e o mercado

Mediação: Sheila Maluf (Vice-presidente da ABEU e Diretora da Editora da UFAL) | Composição da mesa: Marco Acco (Consultor de políticas públicas e ex-Secretário da SEFIC/MinC), Alexandre Martins Fontes (Diretor da Editora Martins Fontes)

16h00 – Mesa temática 04: As editoras universitárias e o processo de internacionalização das instituições de ensino superior

Mediação: José Castilho Marques Neto (Presidente da ABEU e Diretor Presidente da Editora UNESP) | Composição da mesa: Fernando Seabra (ex-Reitor da Universidade de Coimbra), Delfim Ferreira Leão (Diretor da Editora da Universidade de Coimbra) e João Carlos Teatini de Souza Clímaco (Diretor de Educação a Distância da CAPES)

Dia 13/04 – Sexta-feira

09h00 – Reunião de Regionais da ABEU

Participação: Maria José de Matos Luna (Diretora da Regional Nordeste da ABEU e Diretora da Editora UFPE), Marinaldo Divino Ribeiro (Diretor da Regional Centro-Oeste e Diretor da Editora da UFMT), Rosana Paste (Diretora da Regional Sudeste e Diretora da Editora da UFES) e Jerônimo Carlos Santos Braga (Diretor da Regional Sul e Diretor da Editora da PUC-RS)

11h00 – Assembléia Geral da ABEU

Mediação: José Castilho Marques Neto (Presidente da ABEU) e Sheila Maluf (Vice-presidente da ABEU)

14h00 – Oficina de trabalho coletivo: Livros eletrônicos: produção e comercialização

Mediação: Marcelo Luciano Martins Di Renzo (Diretor de Comunicação da ABEU e Diretor da Editora Leopoldianum/UNISANTOS) | Motivador inicial: Fernando Quaglia (consultor) – Participantes: Diretores e funcionários técnico-administrativos das editoras universitárias

16h00 – Mesa de encerramento: Síntese da Reunião e Encaminhamentos

Composição: José Castilho Marques Neto (Presidente da ABEU), Sheila Maluf (Vice-presidente da ABEU) e Lúcia Helena Pulino (Diretora de Difusão Editorial da ABEU e Diretora da Editora UnB).

O quê: XXV Reunião Anual da ABEU
Quando: 11 a 13 de abril de 2012
Onde: Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB)
Quanto: R$ 125,00 (associados ABEU) e R$ 150,00 (não associados)