Newton Barros de Oliveira
Física Básica, Física Elétrica, Magnetismo, Ciência, Tecnologia. Estes são alguns dos temas abordados pelo Espaço do Autor de abril que entrevistou o Prof. Newton Barros de Oliveira, autor de três títulos publicados pela EDUFBA em 2015: “Física Básica II”, “Oscilações Elétricas, Onda Eletromagnética, Óptica Física e Física Moderna” e “Eletromagnetismo Clássico Essencial”.
Newton Barros de Oliveira é graduado em Física (1978) e Engenharia Elétrica (1987) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Desde 1979 leciona diversas disciplinas no Instituto de Física e no Departamento de engenharia Elétrica da Escola Politécnica. Hoje é professor associado no Departamento de Física do Estado Sólido do Instituto de Física da UFBA, e tem grande interesse no ensino de graduação, tendo publicado, também pela EDUFBA, a obra Circuitos Elétricos no Domínio do Tempo e da Frequência" em 2008. Além disso, Newton atua como pesquisador da área de ressonância magnética nuclear em meios porosos, assim como no desenvolvimento de instrumentação laboratorial em física de partícula de altas energias e equipamentos eletrônicos.
Mariana Trindade
Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional e acadêmica. De onde surgiu o seu interesse pela física, mais especificamente pela física elétrica? Iniciei a lecionar na Universidade logo após minha graduação em Física em 1979. Já tinha alguma experiência em ministrar aulas de aerodinâmica na formação de pilotos em aviação (outra paixão) e também como monitor por vários anos nas disciplinas Física III e Física IV, nos laboratórios. Meu interesse pela Ciência de modo geral e pela Tecnologia vem da minha infância, não tem explicação, está no sangue. A eletricidade é uma parte muito interessante da Física e da Engenharia (também sou graduado em Eng. Elétrica pela UFBA) tanto pela sua natureza quanto pela aplicação prática. Todos os três livros lançados pelo o senhor em 2015 apresentam uma abordagem didática. O que o motivou a escrever estes livros com essa abordagem? O senhor identifica algum déficit atual na literatura de graduação universitária de física? Os livros foram frutos dos cursos que ministrei ao longo do tempo e refletem a experiência adquirida no processo de ensino visando suprir as deficiências de outros textos em mostrar com clareza diversos tópicos muitas vezes mal colocados. A ênfase sempre foi tornar compreensível os conceitos envolvidos. Existe também a preocupação em ser o mais objetivo possível na apresentação do conhecimento. Temos pouca tradição em escrever e passar adiante o conhecimento adquirido de forma didática. A aula atinge poucos, o livro atinge muitos. O senhor sentiu alguma dificuldade em traduzir para o formato literário os conceitos mais abstratos da física – principalmente no tocante a fenômenos que não são perceptíveis a olho nu? Não, pois essa é uma preocupação já presente no preparo das aulas. Normalmente preparo as aulas de forma que já sejam um texto de referência e que o conhecimento se apresente de forma lógica e sequenciada. O senhor realiza pesquisa em ressonância magnética nuclear em meios porosos. Existe alguma correlação entre os livros “Oscilações Elétricas, Onda Eletromagnética, Óptica Física e Física Moderna” e “Eletromagnetismo Clássico Essencial” e sua área de pesquisa? De alguma forma a pesquisa colaborou com a escrita do livro ou vice-versa? A pesquisa não colaborou com esses textos, eles não refletem nenhum resultado das pesquisas. Os textos são de física básica e são conhecimentos necessários para o entendimento parcial do assunto da pesquisa. Na sua opinião, quais os principais problemas que os professores universitários enfrentam no ensino de física? O problema maior no ensino, não só na área da física é a falta de motivação em adquirir o conhecimento. Se aprende por obrigação e não por desejo ou paixão. Um segundo problema é falta de conhecimento que deveria ter sido adquirido no ensino médio. Deixe uma mensagem para os leitores da Edufba. Desejo que tenham um bom proveito.