Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo EDUFBA na Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UFBA – ACTA 11 (09/11/2011)

Entre os dias 07 e 11 de novembro, a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os demais interessados podem ter acesso a uma grande quantidade de eventos das mais diferentes áreas do conhecimento: trata-se da ACTA 11 – Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UFBA. Durante esta programação, a EDUFBA realiza uma edição especial de seu Lançamento Coletivo, apresentando ao público, no dia 10, quinta-feira, a partir das 17 horas, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, cinco novas obras. A ACTA é um projeto idealizado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/ UFBA) e tem como objetivo incentivar o intercâmbio entre os estudantes universitários, a produção científica, cultural e artística da Universidade e a população. Neste contexto, a EDUFBA, que preza pela multidisciplinaridade e disseminação desta produção, apresenta ao público obras de diferentes áreas do conhecimento. Confira, a seguir, os títulos que integram esta edição do Lançamento Coletivo EDUFBA.

Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA na ACTA 11 Quando: 10 de novembro de 2011, quinta-feira, a partir das 17 horas Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina – Salvador, BA) Quanto: entrada gratuita Maiores informações sobre a ACTA 11: www.acta.ufba.br

quinta-feira, 10 Novembro, 2011 - 17:00

Memoráveis paixões transculturais: euroafromeríndia

Autor(a):

Esta obra traz uma retomada das atividades culturais realizadas no Brasil, na Índia e na Alemanha, entre os anos de 1966 e 1999, através de relatos pessoais, documentos, observações sociopolíticas e reflexões teóricas, além de esboços de viagens para estes países, incluindo as metrópoles e seus interiores. Fotografias e gráficos acompanham os textos. A intenção é estabelecer a interculturalidade desses locais, sempre respeitando suas diversidades.

O processo de aprendizagem e seus transtornos

Autor(a):

Nesta obra, o autor discute o processo de aprendizagem através de uma perspectiva baseada em experiências particulares, mas sem deixar de lado o contexto bibliográfico e teórico, calcado na psicologia. O objetivo é contribuir para o aumento do potencial de aprendizagem, sobretudo aos alunos com transtornos e dificuldades.

Cultura negra e ideologia do recalque

Este livro é resultado de estudos sobre os valores e características do processo sociocultural negro-brasileiro e da análise dos fatores do recalcamento ideológico, que constitui um poderoso obstáculo à integração nacional. Nele, reúnem-se experiências de estudos desenvolvidos no decorrer dos últimos cinco anos, que tinham como destaque a perspectiva sociocultural negra no Brasil.

Piauípsilon: um projeto geopolítico excludente

Resultado do II Simpósio de Economia do Litoral Piauiense, este livro apresenta uma transcrição de entrevistas e mesa-redonda realizadas no evento, que contou com ampla participação de professores, estudantes, governo, empresários, trabalhadores e representações sociais. Propõe um debate sobre a reintegração geoespacial e geopolítica do território piauiense, que só poderá ser atingida com a implantação de um robusto acesso multimodal (rodo-hidro-ferroviário) ao seu próprio porto, em Luis Correia, aproveitando-se a navegação inteligente por uma autoestrada natural através do Rio Parnaíba.

Dramaturgia, ainda: reconfigurações e rasuras

Organizador(a):

Os textos presentes neste livro abordam novas indagações que se colocam a partir da relação da dramaturgia com as mídias emergentes, analisando a sua convivência com noções fundamentais da teoria do drama, revisitadas sob nova perspectiva, em face da produção contemporânea.