Lançamento Coletivo Edufba (Dezembro/10)
No próximo dia 13 de dezembro, a partir das 17h30, a Editora da Universidade Federal da Bahia promoverá o Lançamento Coletivo da Edufba. O evento acontecerá na Reitoria da UFBA, espaço de importantes acontecimentos, contemplando todos os cursos da nossa universidade. A entrada será gratuita e todas as publicações estarão com preços abaixo do valor de comercialização. O evento tem por finalidade integrar as diversas áreas, gerando um intercâmbio de experiências que já se mostra tradicional na rotina de eventos da comunidade acadêmica. Um excelente espaço para novas parcerias, além de uma ótima oportunidade de se atualizar em relação ao que vêm sendo produzido pela universidade.
SERVIÇO
O que: Lançamento Coletivo Edufba
Quando: 13 de dezembro de 2010, a partir das 17h30
Onde: Reitoria da Universidade Federal da Bahia, Rua Augusto Viana – Canela
Preço: Entrada Franca
Livros a serem lançados
Tempo de Festas: homenagens a Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940)
Este livro faz um estudo sobre três festas: Santa Bárbara, Conceição da Praia e Sant’Ana. Apesar de possuírem características comuns, as devoções surgiram em épocas diferentes, são realizadas em distantes localidades de Salvador e atraem um público também diversificado, de acordo com as posições ocupadas na hierarquia das associações católicas e as atividades profissionais dos seus organizadores. O livro, dividido em cinco capítulos, traz uma nova contextualização das festas: a partir dos relatos documentados pelos que viveram essas experiências, o leitor viajará pelo mundo lúdico desses importantes patrimônios culturais.
Catálogo da fauna terrestre de importância médica da Bahia
Este livro expõe, de maneira sintética e padronizada, os principais animais terrestres de importância médica que ocorrem no Estado da Bahia, sendo organizado como uma obra de referência direcionada aos profissionais da área da saúde dos seus diversos municípios. Constam, neste catálogo, 28 espécies de animais peçonhentos, 13 de animais vetores e 19 de animais reservatório. Foram estruturadas fichas com textos em linguagem adequada ao público-alvo, porém cientificamente correta, para cada animal ou grupo de animais.
Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre jovens de periferia
Este livro busca responder questões como a genealogia do homicídio entre os jovens, quais os aspectos do cotidiano que permitem identificar a emergência desta forma de violência e quais são as suas repercussões no contexto de desenvolvimento, através de um mergulho na história desses jovens e nas dinâmicas da periferia que habitam. Busca mostrar os fatores que antecedem os homicídios e como eles alteram as formas de relacionamento dos sobreviventes com a realidade. Para isso, foi necessário identificar, por exemplo, movimentos de inclusão e exclusão, assim como escolhas e marcadores que identificam as trajetórias.
Educação, multiculturalismo e diversidade
Esta publicação reúne trabalhos oriundos de discussões apresentadas no Simpósio sobre Educação Básica e traz importantes contribuições à discussão acerca dos temas ligados à diversidade e ao multiculturalismo. Deste amplo conjunto de contribuições, o leitor se beneficiará de uma visão diversificada dos problemas, contradições, tensões e soluções colocadas para o desenvolvimento da educação no contexto plural da sociedade brasileira, reconhecendo os limites históricos das nossas dificuldades em lidar com heterogeneidade das sócio-lógicas que nos constituem enquanto nação.
Introdução às perspectivas interculturais em educação
A diversidade cultural está no centro das sociedades contemporâneas. Este livro tem como objetivo apresentar e sintetizar os debates e os desafios do interculturalismo na escola. Analisa fontes históricas de emergência do intercultural, bem como os principais conceitos teóricos que o vinculam à escola, evidenciando ainda os objetivos pedagógicos de alguns projetos interculturais.
Manual do DSpace: administração de repositórios
A proposta deste livro é auxiliar os administradores de repositórios que utilizam o DSpace. Busca fornecer explicações sobre como executar as tarefas que fazem parte da gestão de repositórios neste software. Seu público alvo, porém, não é somente os administradores de repositórios no DSpace, mas todos os interessados no uso de repositórios, pois, de forma geral, apresenta também informações técnicas e conceituais.
Radiodifusão e telecomunicações: o paradoxo da desvinculação normativa no Brasil
Este livro analisa os fatores que permeavam as circunstâncias definidoras do modelo brasileiro de TV digital que foi implementado em 2007. Naquele período, ficava evidente a magnitude da influência política que o empresariado da radiodifusão exercia para pressionar por uma decisão favorável às suas expectativas e o quanto isso limava o debate histórico que estava sendo travado sob as novas possibilidades democráticas que a nova plataforma poderia oferecer.
Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento
Este livro reúne autores brasileiros e portugueses num esforço comum de partilha de experiências e perspectivas. Os repositórios institucionais surgem associados ao movimento do acesso livre como uma das estratégias mais eficazes de melhoria das condições de disponibilidade e de facilitação do acesso à produção intelectual, acadêmica e científica dos centros produtores de conhecimento, como as universidades e centros de investigação, constituindo um elo na rede dos atores com intervenção no campo da comunicação científica.
Tecendo histórias: espaço, política e identidade
O principal objetivo deste livro é o de aprofundar o debate historiográfico sobre métodos e abordagens relativos às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em História das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do país, contemplando fenômenos culturais variados e propiciando o intercâmbio acadêmico entre centros de pesquisa e pesquisadores das regiões envolvidas.
A religiosidade na obra de Herberto Sales
Este livro faz uma leitura de dois romances de Herberto Sales. Sua autora elege um tema que ganha espaço na crítica contemporânea – o das relações entre literatura e religião - para se adentrar na escrita do escritor baiano, analisando os romances O fruto de vosso ventre, de 1976, e Os pareceres do tempo, de 1984. As relações entre literatura e religião são muito antigas, remontam aos primórdios da literatura no Ocidente e se inserem em um contexto mais amplo, de um mundo sacralizado e habitado pelos deuses, como é o mundo da epopéia homérica e da tragédia grega.