UFBA convida para o seu XVII Festival de Livros e Autores
O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o XVII Festival de Livros e Autores da UFBA, no dia 15 de março de 2018, entre 17h30 e 20h30, no Espaço da Feira de Livros da Edufba no Fórum Social Mundial, próximo à Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, em Ondina.
Nesta nova edição do evento serão apresentados nove novos títulos publicados pela Editora da UFBA (Edufba), com a presença de seus respectivos autores ou organizadores, que estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papo, após o lançamento.
Com o objetivo de difundir e promover maior acesso às produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, a Editora vai oferecer descontos de 40% para os seus lançamentos, e de 20% para os livros da Feira de Livros.
Confira os títulos que serão lançados no XVII Festival de Livros e Autores:
Serviço:
O quê: XVII Festival de Livros e Autores da UFBA
Quando: 15 de março de 2018
Horário: das 17h30 às 20h30
Onde: Espaço da Feira de Livros, próximo à Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa
A diáspora da agência: ensaio sobre o horizonte das monadologias
A obra explora a tradição monadológica, que teve como precursor Leibniz. Para a corrente, a relação entre os elementos do mundo é uma relação social e há o entendimento que existem diversas unidades de ação espalhadas pelo mundo que tecem a realidade. O livro traz uma reflexão metafísica baseada nas relações sociais onde neo-monadólogos como Gabriel Tarde, Alfred Whitehead e Bruno Latour convergem em apresentar uma interconexão entre tudo o que existe. O livro termina com uma crítica ao caráter domado da alteridade na monadologia.
Contra o Golpe - Caderno de Democracia
Após a aprovação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados – sem nenhum crime de responsabilidade comprovado –, antes mesmo de consumar-se o golpe de Estado que deu início ao avassalador desmonte do Estado democrático de direito em curso no Brasil, professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de diversas áreas, promoveram um mutirão acadêmico transdisciplinar aberto ao público, a fim de contribuir para fazer memória desse grave episódio histórico, pensar em profundidade seu sentido e subsidiar a mobilização civil contra suas consequências para a sociedade brasileira. Os textos resultantes do evento reúnem-se agora neste livro, testemunho vivo de que o trabalho acadêmico não somente é compatível com o compromisso cidadão, como encontra neste a sua própria razão de ser.
Dialogando com a inclusão e EJA
Esta obra representa mais um esforço coletivo de professores e alunos no campo da inclusão e da EJA para dar visibilidade aos sujeitos históricos que vêm atuando na prática pedagógica em diversos contextos, buscando ampliar e diversificar processos educativos, lutando por uma escola pública de qualidade. São trazidos conceitos como inclusão escolar, educação inclusiva, inclusão sociodigital, Educação de Jovens e Adultos (EJA), formação docente, entre outros. Além disso, há uma tentativa de desconstrução da cultura excludente e valorização da diversidade.
Educar na diversidade: travessias interdisciplinares
A publicação é centrada em temáticas voltadas para a educação e diversidade na contemporaneidade, que se traduzem pela urgência de serem apresentadas e discutidas. Ao longo dos seus 12 capítulos, são explorados diversos aspectos da cena educacional brasileira e internacional, sobretudo no momento político, cultural e econômico vivenciado por nós, em que a diversidade, os direitos civis, as diferenças e a pluralidade reivindicam sua pauta nos debates sociais e na agenda política.
Nebulosas do pensamento urbanístico: Tomo I – Modos de pensar
O livro tem como principal objetivo trazer uma contribuição teórico-metodológica sobre os diferentes modos de pensar a história do urbanismo e as formas de narrá-la. Esse trabalho se fundamenta em visões, projetos e planos de cidades, reunidos no site Cronologia do Pensamento Urbanístico. Com a publicação, as organizadoras buscam manter presente a ideia de que o urbanismo é mais um campo de convergência de saberes do que um campo “disciplinar” propriamente dito, os textos reunidos neste primeiro tomo em forma de coletânea, de autoria dos pesquisadores da UFRJ, UFBA, UnB, UFMG e UNICAMP, apresentam seus modos de pensar por: Associações, Atlas, Biografias, Constelações, Dados, Imagens, Margens, Montagens, Nebulosas e Pluralidades, buscando mostrar formas diferentes, porém complementares, de pensar a história e, em particular, a história do pensamento urbanístico.
O Golpe na perspectiva de Gênero
O livro busca trazer o impacto do afastamento da presidenta Dilma Rousseff há quase dois anos. O saldo hoje é de enfraquecimento da participação feminina no primeiro escalão do Governo, assim como de desmonte das estruturas especiais, principalmente para mulheres. Além disso, as autoras também dão destaque para o processo histórico de inserção feminina no espaço político e como ele tem sido marcado por uma dinâmica de avanços e retrocessos.
Para o Menino Bolha
Ao longo de dez cenas, a história do livro é contada através do diálogo entre nove personagens. Cada um com sua particularidade, aprendem juntos a enxergar o mundo ao longo de diversas situações cotidianas, que vão desde conversas corriqueiras a reflexões sobre família. O aprendizado sobre esperança ao fim da leitura é certeiro.
Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, “pesquisa administrada” e plágio nos tempos da cultura digital
Evocando o mantra “publique, apareça ou pereça”, os autores buscam trazer a realidade da produção acadêmica nos tempos da “sociedade do espetáculo”, criticando a atual produção do conhecimento e as consequências de sua mudança para uma categoria de análise. Dentre essas consequências, os autores destacam o produtivismo acadêmico, assim como o controle da pesquisa, o plágio, a necessidade de aparecer pela quantidade de publicações em mídias determinadas, e a emergência de um novo tipo de conhecimento cujo processo e resultados são induzidos de fora da universidade.
Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas
Questões Sociocientíficas (QSC) são problemas controversos e complexos, sendo o conhecimento científico, assim como valores éticos, fundamentais para sua compreensão e solução. A obra tem como proposta contribuir para a educação dos campos da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a educação baseada em QSC, a partir de contribuições de pesquisadores destacados nestes campos, de diversos países (Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Nova Zelândia e Portugal). Organizado em três partes, o livro explora fundamentos teóricos, propostas de ensino para serem aplicadas na educação, e, por fim, perspectivas e experiências.